Como fazer um obstáculo para um aquário com as próprias mãos?
A madeira flutuante no aquário é considerada um elemento importante. Com base em sua forma, tamanho e características, a vegetação, musgo e outros elementos necessários são selecionados. Além disso, a presença de protuberâncias cria um ambiente especial para os peixes, quase natural. As lojas de animais oferecem uma grande variedade de obstáculos, mas esse produto pode ser feito por você mesmo. Basta escolher, preparar e processar a madeira corretamente.
Vantagens e desvantagens
Primeiro você precisa descobrir quais são as funções da madeira flutuante no aquário.
- O produto cria uma aparência estética do reservatório, completa a paisagem aquática.
- Esse elemento de decoração serve como um local para os peixes relaxarem, brincarem ou até mesmo desovar.
- Algumas espécies de peixes (por exemplo, bagre) se alimentam da casca, que é arrancada da árvore. As substâncias contidas na madeira evitam doenças do aparelho digestivo e melhoram o próprio processo de digestão.
- Tanino e componentes de bronzeamento, que também liberam madeira, desinfetam a água e destroem micróbios nocivos. Esses componentes são absolutamente seguros para peixes.
- Criação de condições naturais afeta favoravelmente o crescimento e o desenvolvimento dos peixes.
Obviamente, a madeira flutuante nos aquários é o principal elemento da decoração do mundo subaquático. Eles podem ter papel principal no projeto, estando localizados em primeiro plano ou na parte central do reservatório. Eles também podem ser menos visíveis e colocados em segundo plano. Nesse caso, a madeira flutuante servirá como um excelente lar para peixes. Algumas espécies gostam de esconder seus filhotes nos galhos retorcidos.
A principal vantagem da presença de madeira flutuante em um reservatório é o amaciamento da água, aumentando a acidez.
No ambiente natural, um grande número de ramos e folhas entra nos corpos d'água, o que cria uma composição de água ideal para a vida dos peixes. Portanto, em um habitat artificial, os componentes liberados pela madeira ao entrarem na água saturam o reservatório com todas as substâncias e ácidos necessários para a vida normal dos habitantes do aquário.
É importante notar algumas das desvantagens dos obstáculos lenhosos. A madeira mancha a água. Mas não se preocupe, isso não prejudicará os habitantes do reservatório. Você pode ferver bem o galho e, após várias trocas de água, a cor desaparecerá. Se a sombra permanecer, você precisa se livrar do galho e pegar outro.
Outro pequeno problema é flor branca... Novamente, isso não é grande coisa.
Flor branca significa o aparecimento de bactérias benéficas.
Se houver bagres no aquário, eles ficarão felizes em descascar essa camada de casca. Vale a pena se preocupar se uma velha madeira flutuante adquiriu tal flor. Isso significa que o galho começou a apodrecer e deve ser retirado com urgência do aquário.
Se o galho estiver coberto com uma flor verde, isso significa o aparecimento de algas. A duração do dia afeta o desenvolvimento de um ambiente favorável à sua reprodução. Portanto, para se livrar deles, basta diminuir o horário do dia.
Como escolher?
Para fazer um obstáculo para um aquário com suas próprias mãos, primeiro você precisa encontrá-lo. Não pegue no primeiro pedaço de pau que aparecer. A melhor maneira - é madeira retirada de uma floresta, um parque e um corpo de água próximo. Você precisa dar uma boa olhada no obstáculo selecionado. Vale a pena prestar atenção ao tipo de madeira.
A melhor opção seria uma filial da maçã, videira, salgueiro, faia, amieiro, pêra e ameixa... Também Carvalho ramos são ótimos para um reservatório artificial.
Você não deve escolher galhos de árvores moles. No ambiente aquático, eles apodrecem e se decompõem rapidamente.
Não é recomendável aplicar partes de coníferas como pinho e cedro. Além disso, partes de árvores vivas não podem ser usadas. A madeira flutuante deve estar seca. Se você gostou da opção de madeira viva como troncos, então você deve primeiro cortar a parte que você gosta e secar bem em um local ventilado ou ao sol.
Ao escolher ramos para um reservatório artificial por conta própria, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração.
- O tamanho do ramo deve corresponder ao volume do reservatório. Não escolha um obstáculo muito grande, ele não deve ocupar muito espaço. Mas mesmo pequenos galhos sairão da paisagem. No contexto geral, eles parecem imperceptíveis e ridículos. A madeira flutuante precisa estar em harmonia com o design subaquático.
- Madeira espessa pode ser usada - madeira que está na água há muito tempo. A solução ideal seriam ramificações de reservatórios com água corrente.
- Não é recomendado o uso de madeira podre. Uma opção excelente e segura são os galhos de árvores, em cujo tronco existem sulcos de insetos.
Se você tiver fundos, pode ir até a loja e comprar o produto acabado. Hoje, nas lojas de animais, há uma grande variedade de fragmentos de manguezais, mopani e espécies de plantas exóticas. Os produtos são duráveis e parecem originais.
Mas é importante notar que os ramos das plantas de mangue e mopana colorem a água. A fervura cuidadosa não resolverá o problema.
Preparação e processamento
A autoprodução de madeira flutuante é a correta preparação e processamento do produto. Primeiro, você precisa preparar o galho para o processo de fervura. Para fazer isso, inspecione a madeira em busca de partículas de podridão e casca. Com o tempo, a casca começa a apodrecer e a envenenar o ambiente aquático, o que prejudica a saúde dos peixes e leva à morte. Portanto, os restos de casca e podridão são removidos.
O ambiente subaquático do aquário é vulnerável e sensível. Quaisquer mudanças podem afetar o bem-estar dos habitantes do reservatório.
Portanto, o processamento de elementos decorativos feitos de materiais naturais deve ser abordado com grande responsabilidade.
A maneira de lidar com troncos é fervendo a árvore. Você não pode fazer sem ferver. Com este tratamento, todas as bactérias, esporos, micróbios e insetos nocivos que habitam a madeira são destruídos.
As instruções de processamento passo a passo são as seguintes.
- Primeiro, você deve enxaguar bem o galho. sob água corrente.
- Em seguida, o nó deve ser devidamente encharcado. A madeira é colocada em solução salina por uma hora. A solução deve ser forte (adicione até 400 g de sal para 1 litro de água). Recomenda-se ferver o ramo na mesma solução.
- Ferva a madeira flutuante em uma panela de aço inoxidável ou tachos com revestimento esmaltado (não podem ser usados tachos de alumínio). Você precisa cozinhar a árvore por pelo menos 4, e de preferência de 6 a 10 horas.
Durante a fervura, deve-se tomar cuidado para que a água não evapore. Também é necessário verificar a flutuabilidade da árvore. De vez em quando, você deve pressionar a madeira flutuante para o fundo da panela. Se ele flutuar, você deve continuar fervendo.
Se o galho estava anteriormente em um reservatório natural, ele afundará imediatamente. É o suficiente para cozinhar esse obstáculo por 6 horas.
Os itens de decoração da loja também precisam de processamento. A duração do processo de fervura depende da forma e espessura dos ramos. Troncos grandes levam mais tempo para cozinhar. Todas as partes podem não caber completamente na louça. Portanto, o obstáculo às vezes é virado e cada parte é fervida separadamente por várias horas.
Vale a pena dar atenção especial à fervura da videira. Os galhos finos desenraizados das uvas são fervidos por cerca de 5 horas. Após a fervura, ficam de molho por 2 a 3 dias, trocando a água periodicamente. Ao mesmo tempo, a madeira fica rapidamente saturada de umidade e afunda imediatamente.
Ao cozinhar, você pode adicionar um pouco de permanganato de potássio à água. Além disso, desinfeta a água e dá à madeira uma sombra escura.
Após a fervura, o galho deve ser deixado em água corrente ou colocado em uma bacia por cerca de uma semana. A água deve ser trocada com freqüência. Esse procedimento irá livrar a árvore do sal que ela absorveu durante a fervura. Além disso, a longa permanência do galho na água o satura com mais líquido e ele começa a afundar.
Alguns tipos de madeira, quando colocados em um reservatório, ainda flutuam. Neste caso, o produto é fixado na parte inferior usando dispositivos adicionais.
Depois de colocar a árvore no reservatório, é recomendável colocar o bagre lá. Eles irão limpar pequenas partículas de casca esfoliada da madeira flutuante.
Depois de colocar o galho no aquário, preste atenção na cor da água. No início, a água ficará ligeiramente marrom. Como regra, a sombra desaparece após várias mudanças de água. Se a madeira flutuante manchar a água demais, ela deve ser ensopada novamente até que perca o pigmento de coloração.
É importante notar que, mesmo após fervura completa no galho, pode haver restos de podridão, que começam a apodrecer na água em uma taxa ainda maior. Existem várias maneiras de evitar o apodrecimento.
- A madeira é levemente queimada com um maçarico. Você pode queimar toda a superfície e áreas suspeitas individuais. Após a queima, o galho deve ser embebido por alguns dias, enxugando-o periodicamente e removendo a camada de fuligem.
- Alguns aquaristas aconselham derramar parafina derretida sobre todo o galho. Esta é a forma mais segura e eficiente. Após esse tratamento, a liberação de substâncias nocivas para o reservatório é evitada ao máximo.
Fazer troncos para um aquário com suas próprias mãos não é uma opção fácil. No entanto, se houver um desejo e um alto grau de responsabilidade, não será difícil fazer você mesmo. Você só precisa escolher o branch certo e processá-lo com cuidado. A madeira flutuante devidamente processada é uma fonte de componentes e substâncias úteis que apoiam a saúde dos habitantes subaquáticos.
O vídeo a seguir mostra como fazer uma madeira flutuante para um aquário a partir de um galho seco de uma macieira.