Aquário

Como sifonar solo em um aquário?

Como sifonar solo em um aquário?
Contente
  1. Por que sifão o solo?
  2. Os benefícios e malefícios da limpeza
  3. Como usar um sifão?
  4. Cuidado e manutenção
  5. O que posso fazer para limpar o fundo com menos frequência?

O aquário é um ecossistema fechado e deve ser mantido em ótimo equilíbrio com a ajuda do proprietário. Os peixes devem viver limpos. A limpeza correta e oportuna do solo é a chave para a longa vida dos animais de estimação.

Por que sifão o solo?

Os habitantes de um reservatório doméstico secretam resíduos, tudo isso se deposita no fundo e se mistura com o solo, que pode ser constituído de areia, pedrinhas e outros entulhos. No processo de decomposição natural de resíduos alimentares e excreções de animais domésticos, surgem produtos de putrefação, que afetam negativamente a pureza da água e a população do reservatório.

Em qualquer aquário, é obrigatório sifonar o fundo de vez em quando, mesmo que a água pareça límpida. Restos de ração, fezes, partículas de algas, caindo no fundo, criam um equilíbrio ecológico no tanque. Mas pode chegar um momento em que o conteúdo de resíduos exceda a norma. A água ficará turva e perigosa para os peixes - o sedimento acumulado pode matar os habitantes do aquário.

Para evitar um cenário negativo, uma necessidade urgente de sifonar o solo. A regularidade do procedimento de limpeza depende do volume do reservatório doméstico, do número de peixes, plantas e outros organismos que nele vivem. O trabalho de remoção de contaminantes do tanque é um elemento essencial para a manutenção de um ambiente de aquário confortável.

O método mais simples e eficaz para descobrir se uma necessidade urgente de arrumar o aquário é mexer no solo. Se bolhas de ar sobem dos estratos em grandes quantidades ou o líquido cheira a sulfeto de hidrogênio, isso significa que um processo negativo está ocorrendo nos sedimentos de fundo. É hora de começar o trabalho de limpeza.

Às vezes acontece que esse método não funciona, por exemplo, se não houver planta viva no tanque. Nessas circunstâncias, você precisará usar outros testes.

Mas também há momentos em que limpar o solo do aquário não vale a pena.

  1. É proibido limpar o reservatório recém-adquirido nas primeiras duas semanas. Primeiro você precisa dar tempo para a formação de colônias de bactérias. Apenas mudanças parciais de água são permitidas.
  2. A limpeza raramente é feita em aquários com pequenos animais de estimação e algas densamente povoadas. A desaceleração dos processos de decomposição se deve ao fato de que um bom sistema radicular, passando pelo solo, facilita o acesso do oxigênio a todas as camadas do solo. O ar resultante evita a formação de áreas livres de oxigênio.
  3. É proibido sifonar aquários de ervas densamente povoados por plantas. Isso destrói o equilíbrio ecológico, levanta o lodo do fundo, estimula a liberação de substâncias nocivas e danifica os depósitos de nutrientes das algas.

Os benefícios e malefícios da limpeza

Lados positivos:

  • mudanças parciais regulares de água;
  • remoção de resíduos nocivos que contaminam o tanque;
  • eliminação de endurecimento do solo para melhor acesso ao oxigênio e o desenvolvimento de bactérias benéficas.

    Lados negativos da limpeza do solo:

    • a camada superior do solo é perturbada, o que leva à morte de bactérias benéficas;
    • a capacidade de tratamento biológico está se deteriorando;
    • o risco de danos às raízes das algas aumenta.

    Como usar um sifão?

    O sifão é um dispositivo especial para limpar o solo de um aquário, que funciona segundo o princípio de uma bomba convencional, bombeando grãos contaminados da superfície e da camada interna de sedimentos de fundo do tanque.

    Um sifão comum consiste em um tubo corrugado transparente, vários tipos de funil e uma pêra. Esta é a bomba mais simples e eficiente.

    Existem também aparelhos que são alimentados eletricamente pela rede elétrica ou por baterias, que não drenam a água do aquário, mas a limpam por meio de filtros especiais e a devolvem ao tanque. Via de regra, tais bombas são utilizadas em reservatórios com intensa poluição do fundo, mas nesses locais as trocas freqüentes de água são contra-indicadas.

    Para sifonar adequadamente o solo no aquário, primeiro você precisa preparar o inventário. Este é o próprio sifão, qualquer recipiente de água e trapos. Com uma boa preparação, o processo de limpeza será fácil e sem problemas.

    Normalmente, em casa, esse processo é combinado com uma troca de líquido no aquário.

    1. O balde para drenagem do líquido deve ser instalado abaixo do nível do tanque para facilitar o escoamento da água.
    2. Coloque um pano ou toalha na borda do aquário para evitar respingos de líquido ao bombear restos de comida e outros resíduos. Você também pode usar a toalha para limpar as mãos, que ficarão molhadas na maior parte do tempo durante o uso do sifão.
    3. Mergulhamos a ponta do limpador de sujeira no aquário e começamos a sifonar o fundo. Nós criamos pressão com uma pêra, e sob a influência de partículas contaminadas, junto com a água, são enviadas para um balde preparado ou outro recipiente.
    4. O solo arenoso deve ser limpo passando cuidadosamente com um funil sem tocar no fundo. Em tanques com plantas, deve-se ter cuidado para não danificar as raízes ao limpar a areia de sílica de depósitos de sujeira e lodo. Se as frações finas da sujeira ainda entraram no sifão durante a limpeza, é necessário devolvê-las ao tanque, após enxágue com água corrente.
    5. Se o solo for de seixos, então primeiro limpamos a superfície, depois mergulhamos brevemente o funil da bomba no solo e o levantamos; esta operação deve ser feita várias vezes, movendo o sifão ao longo de diferentes partes do aquário. Você não deve ir mais fundo até o fundo, apenas se o aquário não for limpo há muito tempo.

      Em um pequeno reservatório, você tem que sifonar o solo com mais frequência, quase uma vez por semana, e se os alevinos viverem lá, então todos os dias.Em um tanque de mais de 200 litros com plantas vivas vivendo nele, o fundo é limpo pelo menos uma vez por mês. Se não houver algas vivas em um aquário de grande capacidade, o trabalho é realizado aproximadamente uma vez a cada duas semanas ou conforme ele fica sujo.

      O procedimento de limpeza é semelhante a repor a água de um aquário. Não há necessidade de realocar os residentes de um reservatório doméstico em qualquer lugar.

      Depois de terminar todo o trabalho, é necessário adicionar água limpa e esperar um pouco até que os resíduos assentem.

      Cuidado e manutenção

      Os sifões são simples e fáceis de manter. Após a conclusão do trabalho, o dispositivo deve ser desmontado e lavado em água corrente. Se o dispositivo estiver muito sujo, uma solução de sabão neutro pode ser usada. Em seguida, enxágue bem e seque.

      Deve ser lembrado que quaisquer produtos químicos são prejudiciais aos peixes. Se não conseguir lavar, as peças devem ser substituídas por novas.

      O que posso fazer para limpar o fundo com menos frequência?

      Para realizar com menos frequência o procedimento de limpeza do solo no fundo do aquário, será necessário reduzir o número de peixes no reservatório, plantar mais algas com sistema radicular confiável e excluir a sobrealimentação de animais de estimação.

      E mesmo que todas as regras sejam seguidas com exatidão e no prazo, o sifão continuará sendo um acessório necessário no kit dos amantes do aquário.

      Como sifonar solo em um aquário, veja o vídeo abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa