Aquário artificial: tipos e aplicações
O aquário é considerado por muitos uma excelente forma de encontrar paz, relaxamento do stress diário e inúmeras tarefas e responsabilidades. Acredita-se que, psicologicamente, uma casa para habitantes subaquáticos se torna a própria água que você pode olhar para sempre.
Mas a imagem ideal para os olhos não o será se não cuidarmos do aquário e dos seus habitantes.... E nem todos podem se dar ao luxo de cuidar e controlar. Alguém adia a compra de um aquário por causa dos filhos pequenos em casa, alguém apenas se muda com frequência e alguém tem medo de assumir a responsabilidade por coisas vivas devido à sua não obrigação ou excesso de emprego. E ainda há uma saída, e é chamada - um aquário artificial.
Peculiaridades
Os fãs do tema marinho vão gostar dessa aquisição. Este é um produto bonito: o aquário artificial adapta-se organicamente ao seu interior. Em particular, é adequado para uma sala que ainda não está suficientemente habitada. Por exemplo, a sala de estar tem o principal - um sofá, uma TV, possivelmente prateleiras e prateleiras. Mas a sensação de vazio não sai, neste caso, pode-se adicionar um toque decorativo brilhante ao arranjo da sala, e o aquário artificial faz isso perfeitamente.
Torna-se um ponto semântico, um acento decorativo, que pode então ser realçado. Por exemplo, esse aquário pode ficar sobre um pedestal ou separado dele, sendo uma estrutura independente.
Mas para deixar o canto natural ainda mais pitoresco, você pode colocar vasos de flores com plantas por perto.
As estruturas do aquário muitas vezes desempenham o papel de uma parede ou divisória; elas podem decorar uma mesa ou peitoril de janela. Um aquário seco é o nome geral para todos os produtos que externamente se assemelham a tanques com o reino subaquático, mas não têm água e coisas vivas neles.
Aliás, o florário também pode ser classificado como aquário seco.
Vantagens e desvantagens
Quase todas as vantagens e desvantagens de tais produtos são óbvias. Podemos dizer que o principal problema de um aquário seco é que ele não pode se tornar uma casa para peixes e outros habitantes subaquáticos. Mas esta é também a sua vantagem: não há necessidade de se responsabilizar pelos seres vivos, e a função decorativa, entretanto, permanece.
Vantagens dos aquários secos:
- peso insignificante - isso simplifica a busca de um lugar para uma estrutura, tais aquários podem ser facilmente inseridos em nichos;
- impacto visual - se o aquário também for iluminado, torna-se um elemento decorativo dominante da sala, uma pequena obra de arte;
- mobilidade de composição - você pode alterá-lo, adicionar areia de diferentes maneiras, alterar seus tons, saturar com nova decoração;
- facilidade de manutenção - não há necessidade de troca de água em tanque seco, assim como não há necessidade de monitorar a manutenção de seu desempenho.
Porém, a naturalidade que existe em um aquário padrão não pode ser definida em uma alternativa artificial. Não haverá bolhas de ar bonitas, nem jardins subaquáticos oscilantes, nem peixes vivos.
Pode-se comparar um aquário seco com uma lareira artificial: a decoratividade é alta, a facilidade de manutenção é atraente, mas ainda não há naturalidade e seu charme.
Variedades
A divisão principal é aquários embutidos e portáteis. No primeiro caso, a estrutura será embutida em parede, divisória ou nicho. Pode haver um aquário seco decorativo no tampo da mesa de centro, por exemplo. Eles são embutidos no chão, móveis e pedestais. As estruturas remotas são colocadas separadamente, colocadas em prateleiras, armários, racks, nichos. Existem também lindas opções de pisos para aquários sem água.
Em forma, os reservatórios artificiais podem ser:
- esférico;
- retangular;
- quadrado;
- angular.
Não há dúvida sobre as características estéticas dos aquários secos: eles enfatizam favoravelmente o gosto do proprietário, as preferências e os motivos visuais para a decoração da casa.
Florarium também pode ser chamado de aquário artificial, uma de suas variedades. É um sistema fechado que pode ser usado para ilustrar como funciona um ecossistema.
Uma versão interessante e moderna de um aquário artificial - composições construídas em um nicho no chão... Você não precisa de mais de 15 cm de espaço no interior do piso para que a composição com a imagem da paisagem marítima altere o interior da sala. Se o piso não for espesso o suficiente, você pode construí-lo com uma mesa de concreto ou fazer um pódio de vidro.
As estruturas embutidas no piso sofrem uma carga considerável, uma vez que as pessoas andam sobre elas, portanto, requisitos especiais são impostos aos materiais para sua fabricação. A parede externa de um aquário seco deve ser capaz de suportar o peso de várias pessoas. Portanto, o vidro é geralmente considerado como triplex, um material multicamadas que inclui várias camadas de vidro ligadas a um polímero.
Opções de enchimento
O tanque em si não faria sentido se não fosse pelo enchimento. A ideia principal dessas estruturas é selecionar harmoniosamente a decoração em um contêiner e aumentar seu brilho visual com iluminação competente.
Para formar o fundo, você precisa pegar areia adequada. Você pode misturar diferentes frações de areia: por exemplo, em um lugar para colocar uma composição de dispersão fina, em outro - para fazer uma ilha de areia de dispersão média, etc. A camada multicolorida parece interessante, quando a camada bege de areia é substituída por laranja, seguido por roxo, etc.
A composição da areia pode ser arbitrariamente diferente: depende da imaginação e do esforço do proprietário do aquário.
Para decoração adicional são usados:
- pedras;
- torres;
- corais;
- conchas de moluscos;
- árvores subaquáticas;
- estatuetas de água-viva e peixes (como vivos).
A escolha dos aquaristas que criam uma imitação do mundo subaquático hoje é muito grande. Existem muitos peixes artificiais interessantes, que são realmente difíceis de distinguir dos vivos, lagostins, camarões, rãs, algas. Existem conjuntos inteiros de decorações com caranguejos secos, por exemplo.
A iluminação do aquário merece uma menção à parte. Existem muitas opções de iluminação, os filtros de cor também são de grande interesse para o aquarista.
Mas a melhor e mais preferida iluminação é a LED, ela pode criar uma imagem confiável do mundo subaquático, o mais realista possível.
Uso interior
Muitas vezes, essas estruturas são usadas como divisores de ambiente em zonas. Por exemplo, a cozinha é combinada com a sala de estar, mas você precisa destacar visualmente duas zonas. Uma partição é colocada na qual um aquário seco embutido está localizado. Pode ser grande (1 m por 1,5 m), esses tanques grandes geralmente são comprados prontos: com todo o enchimento de uma vez.
Essas opções de localização do aquário também podem ser interessantes.
- Em cima da mesinha de centro. Para uma mesa baixa, mas larga o suficiente, esta decoração será luxuosa. Se esta peça de mobília for usada ativamente na vida cotidiana (por exemplo, você providencia chá à noite para ela), a própria aparência da bancada irá encantar os olhos e aumentar o seu apetite. Mas não exagere: não deve haver muita decoração em planos diferentes. Se houver muitas pinturas na parede, a mesa pode parecer desajeitada.
- No chão... Na sala de estar perto da janela ou no centro, na estufa de casa, um grande aquário seco de chão será muito apropriado. Ao lado dela, você pode colocar uma cadeira confortável e um abajur para sentar neste canto lendo e curtir o aconchego e a beleza.
- No berçário... Pode ser um pouco prematuro colocar um aquário de verdade ali, mas uma versão artificial dele pode muito bem se tornar um elemento orgânico da decoração do ambiente. As crianças adoram olhar para o mundo animal, mesmo que seja uma imitação.
Se você fizer iluminação de alta qualidade, um aquário artificial pode substituir uma lâmpada noturna, sem a qual muitas crianças se recusam a dormir.
Você mesmo pode fazer aquários secos. Começando com pequenos recipientes de vidro cheios de solo adequado, seixos, conchas, suculentas e habitantes marinhos artificiais. Eles decoram a casa, tornam-se um hobby para toda a família e uma boa distração de tecnologia, gadgets e tarefas domésticas.
Você aprenderá mais sobre como fazer um miniaquário artificial com as próprias mãos.