Aquário

Solo de aquário: tipos, seleção e aplicação

Solo de aquário: tipos, seleção e aplicação
Contente
  1. Requisitos primários
  2. Variedades
  3. Avaliação dos melhores
  4. Como escolher?
  5. Como calcular o valor necessário?
  6. Preparação
  7. Como empilhar corretamente?
  8. Como cuidar?

Então, você decidiu equipar um aquário e comprar peixes. Um dos componentes mais importantes de um ecossistema artificial, que é um aquário, é o solo. Se for escolhido incorretamente, a água se deteriorará rapidamente e os peixes e algas adoecerão e morrerão. Em nosso material você encontrará as recomendações necessárias para a escolha do tipo de solo, seu preparo e instalação, bem como os demais cuidados com o mesmo.

Requisitos primários

Vamos considerar os requisitos básicos, que deve ser apresentado ao solo antes de comprá-lo.

  • Deve ter uma estrutura porosa. Isso é necessário para que o ar circule entre as partículas do solo, criando um ambiente favorável para os microorganismos. Esses microrganismos são capazes de processar resíduos de alimentos e resíduos de peixes. Nesse caso, os processos de putrefação não ocorrem, os microrganismos prejudiciais não se desenvolvem e a água permanece limpa por mais tempo.
  • Um substrato com tamanho de partícula de 2 a 5 mm é o ideal. Se as partículas forem maiores, será difícil para os peixes tirar comida de baixo delas. O solo, que consiste em pequenas partículas, pode endurecer e iniciar-se-ão processos de decomposição. Como resultado, isso pode levar à morte de peixes e plantas.
  • As partículas devem ser redondas, sem arestas vivas. Cantos afiados podem ferir peixes. Além disso, as partículas de ângulo agudo têm a capacidade de se desintegrar.
  • As partículas do substrato devem ser aproximadamente as mesmas. Se você misturar pequenos seixos com areia, os processos de estagnação não podem ser evitados.
  • As partículas do solo devem ser bastante pesadaspara que as plantas se fixem bem nelas e seja conveniente sifoná-las.
  • O substrato não deve liberar nenhuma substância, entrar ou provocar qualquer reação química no aquário.
  • Ideal se o solo for capaz de manter o pH necessário.e também é carregado com nutrientes para as plantas.

Variedades

Todos os tipos de solo podem ser dividido em 3 grandes grupos.

  • Natural. Esse substrato consiste em materiais naturais que não sofreram qualquer processamento. As plantas não podem receber nenhum nutriente dele, portanto, é necessária uma fertilização adicional. Se esse substrato permanecer no aquário por mais de seis meses, um meio nutriente aparecerá no fundo e os fertilizantes não serão mais necessários. Este tipo de solo inclui areia, seixos, quartzo, brita e cascalho.
  • Mecânico. Este grupo inclui substratos que também consistem em materiais naturais, porém, que foram submetidos a processamento mecânico.
  • Artificial. Este substrato é classificado em dois grupos. O primeiro inclui plástico decorativo e fundo de vidro. O segundo grupo inclui solo nutriente. É usado em aquários holandeses, que não criam peixes, mas apenas plantas.

            Portanto, vamos considerar os tipos de solo mais populares.

            • Areia. Existem algumas espécies de peixes para as quais a areia é o substrato ideal. Nele, os habitantes do aquário fabricam martas, desovam e, mesmo com sua ajuda, melhoram o funcionamento do aparelho digestivo. Para as plantas, a areia também é boa, pois permite que as raízes se agarrem bem. Toda a sujeira geralmente permanece na superfície, por isso é fácil de limpar. A areia para um aquário pode ser mar, rio, quartzo, argonita branca, preta, viva.
            • Pebbles. É um substrato bastante comum. Podem ser usados ​​seixos do mar e aqueles encontrados ao longo da margem do rio. Terreno bom e seguro. O tamanho da partícula pode ser selecionado dependendo do projeto do aquário.
            • Solo nutriente. As lojas de animais vendem solo especial, que é uma mistura de turfa, fertilizantes minerais, bactérias e material poroso. Este substrato é especialmente bom para plantas de aquário.
            • Adubo. É muito popular entre os aquaristas, porque os peixes coloridos parecem tão bonitos contra seu fundo. Um substrato de basalto, granito, shungita é usado. No entanto, esse solo pode dar à água um tom cinza feio. Uma exceção é o quartzo, ele não polui a água. Além disso, não se deve esquecer as propriedades magnéticas desse substrato, que são prejudiciais aos peixes e às plantas. É um solo neutro e requer fertilização adicional.
            • Fundo branco. Na maioria das vezes é calcário ou mármore. Torna a água mais dura, o que não é adequado para todos os tipos de peixes. Também tende a assumir uma tonalidade acastanhada ou esverdeada com o tempo, o que não contribui para a estética do seu aquário.
            • Solo colorido. Principalmente feito de vidro e plástico. Pode ser de cerâmica. Desempenha apenas um papel decorativo, não possui propriedades úteis.

                          Alguns aquaristas novatos tentam usar o solo como substrato. Isso é absolutamente impossível de fazer. Isso causará processos de decomposição, a água ficará contaminada com microorganismos nocivos e todos os peixes e plantas morrerão. Vale a pena dar preferência a um dos tipos de substrato discutidos acima.

                          Avaliação dos melhores

                          Vamos dar uma olhada nos principais substratos mais encontrados na loja.

                            Floraton

                            Outro nome para isso é solo de aquário holandês. As partículas são esféricas, com cerca de 1,5-1,7 mm de tamanho. Devido à ausência de cantos agudos, este substrato é adequado para aquários onde vivem peixes de fundo. Além do mais, o formato do substrato proporciona boa permeabilidade à água, não permite sua estagnação, proporciona condições para a existência de microrganismosque reciclam resíduos de peixes. Esse solo pode ser chamado de biofiltro. A sua cor castanha harmoniza bem com as algas. O preço de 3,3 litros varia de 800 a 1000 rublos.

                              JBL Manado

                              É feito de argila expandida - argila queimada. As partículas têm 0,5-2 mm de tamanho. O substrato também não tem arestas vivas e é seguro para peixes e plantas. Ele tem a capacidade de absorver o excesso de fertilizantes e, se houver escassez, devolva-os. O sistema radicular das algas cresce bem nesse tipo de solo. Como o substrato é feito de argila, ele é leve. Se você tem peixes em seu aquário - aqueles que gostam de cavar no solo, as plantas devem ser plantadas mais profundamente. Além disso, com tal substrato é difícil fazer um fundo elevado, uma vez que é móvel. Fácil de limpar. Em média, o custo de 5 kg é de cerca de 850 rublos.

                                UDeco, cascalho branco natural

                                O nome fala por si. É cascalho de rio branco. É seguro para peixes, pois é de origem natural. O tamanho das partículas é de 3 a 5 mm. Este substrato retém sua cor branca mesmo depois de muito tempo. Aumenta um pouco a dureza da água, mas se seus animais de estimação forem ciclídeos, eles se beneficiarão com isso. Tal substrato praticamente não é suscetível ao assoreamento. O custo médio de 3,2 kg é de 123 rublos.

                                  Barbus "Mix"

                                  Esse tipo de solo é feito de lascas de mármore. Esse substrato pode ser branco, preto e colorido. O tamanho das partículas também é variado. À venda existem tamanhos médios (2–5 mm cada) e maiores - de 5 a 10 mm. Portanto, ficará bem no fundo de aquários pequenos e grandes. Além do mais, a variedade de cores permite que você crie seu próprio design... No entanto, as partículas podem desbotar com o tempo. Este substrato aumenta a dureza da água em pequena extensão, mas geralmente é seguro para peixes e plantas. O preço de 1 kg é de cerca de 65 rublos.

                                    Power Sand especial m

                                    Este tipo de substrato é ideal para um aquário com muitas algas. Esse substrato consiste em uma mistura de turfa, material poroso, microorganismos benéficos e fertilizantes minerais. As partículas do solo têm os seguintes tamanhos - S, M, L. Ao escolher, é necessário proceder a partir do tamanho e da profundidade do aquário. Em cima desse substrato, é necessário colocar uma camada de solo básico. No mesmo dia em que encheu o substrato do aquário, os peixes não devem ser povoados. Eles podem morrer devido às emissões de nitrogênio. Espere até que a composição da água fique estável. O preço de 6 kg desse tipo de solo é de cerca de 4.000 rublos.

                                      Deponit Mix

                                      Este solo é uma mistura de areia de quartzo, argila, turfa e fertilizantes minerais. É usado em conjunto com o primer básico e serve como substrato. Bom para todos os tipos de peixes e plantas. No entanto, se você decidir usar este substrato, então você deve imediatamente plantar vegetação no aquário, caso contrário, as bactérias que estão contidas neste substrato irão causar um rápido crescimento de algas. Alguns aquaristas observam que esse substrato às vezes pode azedar. O custo de 4,8 kg é de cerca de 1600 rublos.

                                        Udeco Sea Coral

                                        Feito de lascas de coral. O tamanho da partícula é 11-30 mm. É capaz de aumentar a dureza da água, portanto é adequado para ciclídeos. Um lindo substrato que pode ser usado como decoração de um aquário. O custo médio de 6 kg é de 650 rublos.

                                          "Solo ECO"

                                          A matéria-prima são chips de mármore. À venda você pode encontrar esse substrato em várias cores e tamanhos. O papel principal no aquário é decorativo. Aumenta ligeiramente o nível de dureza da água. O custo de 3,5 kg é de 170 rublos.

                                          Como escolher?

                                          Ao escolher um substrato para o seu aquário, deve proceder a partir dos seguintes critérios.

                                            Tipo e tamanho do peixe

                                            Quanto menor o peixe, o solo mais raso é adequado para isso. No entanto, não se esqueça da peculiaridade de alguns peixes em engolir partículas de substrato. Se você tiver apenas esses animais de estimação, vale a pena comprar um solo maior, caso contrário, isso levará à morte de indivíduos. Se os seus peixes gostam de se enterrar no substrato, então é melhor escolher a areia. O esquema de cores do substrato não é tão importante, entretanto, a maioria dos peixes fica melhor contra um fundo escuro.O substrato branco pode mudar de cor para marrom ou mesmo esverdeado com o tempo.

                                              Ao escolher um substrato de vidro multicolorido, matizado ou decorativo, tente não exagerar, para não desviar a atenção dos peixes.

                                              Espécies de plantas

                                              Para eles, o solo deve ser principalmente nutritivo e o sistema radicular deve ter algo em que se apoiar. Tamanhos de partícula pequenos a médios são adequados para a maioria das plantas. Solo natural é o preferido.

                                              Como calcular o valor necessário?

                                              A camada de substrato não deve ser muito fina, caso contrário, deixará de cumprir sua função. A espessura ideal da camada é de 2 a 10 cm. Se você tem um aquário sem plantas ou as plantas não precisam de enraizamento, 2 cm serão suficientes. Se as suas plantas têm um sistema radicular pequeno, precisam de 3 a 5 cm de solo. Ao cultivar plantas grandes com um grande sistema radicular, pode ser necessário 5 a 10 cm de substrato.

                                              Para calcular em quilogramas, você pode usar a fórmula especial m = 1000p * n * V: C,

                                              • onde m é a massa do solo;
                                              • p é a gravidade específica;
                                              • V - volume;
                                              • n é a altura do solo;
                                              • C é a altura do aquário.

                                              Esta é uma fórmula universal que permite determinar quantos quilos de solo você precisa tanto em um pequeno aquário, por exemplo, com um volume de 20 litros, quanto em aquários de 100 litros e até 200 litros cada.

                                              A tabela de gravidade específica pode ser encontrada na Internet. No entanto, se você tem medo de cometer um erro, pode usar uma calculadora online para calcular a quantidade de solo no aquário.

                                              Preparação

                                              Então, você selecionou o solo, calculou a quantidade necessária e comprou. Prepare o substrato antes de adicioná-lo ao aquário.

                                              A preparação consiste em várias etapas.

                                              • Rubor. A terra deve ser lavada em balde plástico em pequenas porções até que a água fique límpida. Se você, decidindo economizar tempo, começar a enxaguar todo o solo de uma vez, corre o risco de fazer isso mal.
                                              • Desinfecção. Depois de lavar o solo, desinfete-o para evitar a introdução de larvas e bactérias nocivas no aquário. A desinfecção é feita por fervura. Ferva por 15 minutos e depois enxágue com água morna. Em seguida, o solo é calcinado no forno por cerca de 30 minutos a uma temperatura de 100 graus. Se o solo for de plástico, não deve ser exposto a essas altas temperaturas. Enxágue com água e desinfete em solução de cloro a 10%. Após 2 horas de repouso em solução de cloro, o solo é lavado até a eliminação de um odor específico. O solo contendo uma grande quantidade de mármore e carbonato é colocado em uma tigela com uma solução de ácido cítrico a 30% e mexido até que as bolhas de ar parem de aparecer na superfície. Este procedimento remove o magnésio e o cálcio do substrato.

                                              Como empilhar corretamente?

                                                É melhor usar uma espátula para colocar o solo. Você pode comprá-lo na loja ou fazer você mesmo em uma garrafa de plástico. O solo é colocado no aquário sem água. A gente preenche, colocando a espátula o mais próximo possível do fundo do aquário, caso contrário as paredes podem ser danificadas.

                                                A espessura da camada na parede frontal deve ser menor do que na parte traseira. Normalmente, o solo da frente tem 2 cm de espessura, e ao contrário chega a 8 cm.

                                                Para nivelar o solo, modelar, use uma espátula de madeira.

                                                Se você planeja plantar plantas em seu aquário, deve fazer um substrato nutritivo para elas. A espessura não deve ultrapassar 1 cm, após o que é feito o assentamento do solo principal.

                                                Como cuidar?

                                                Se o solo for colocado corretamente, cuidar dele não causará problemas. Basta limpar conforme a necessidade. A reposição completa do solo é realizada a cada 5 anos.

                                                É muito conveniente e fácil limpar o solo com um sifão. Basta segurá-lo sobre o fundo do aquário e ele vai absorver todo o lixo. Sem um sifão, a limpeza do fundo é possível com uma bomba elétrica.

                                                Se quiser mudar o solo sem drenar a água, remova primeiro as plantas com cuidado. Em seguida, remova o solo antigo. Depois disso, você pode colocar um novo.

                                                Aqueles que compraram um aquário pela primeira vez muitas vezes enfrentam um problema - a água fica verde. Isso pode ser devido à iluminação excessiva, alimentação excessiva de peixes. O peixe-gato e os caracóis ajudam a lidar bem com este problema. Você também pode recomendar o escurecimento do aquário.

                                                Para informações sobre como escolher um substrato para um aquário, veja o próximo vídeo.

                                                sem comentários

                                                Moda

                                                a beleza

                                                casa