Vela mestra para um aquário: métodos de seleção e fabricação
A gruta do aquário não é apenas um elemento decorativo, mas também serve de abrigo para os peixes. Para criar um design exclusivo, você mesmo pode fazer isso. Tanto materiais especiais como meios improvisados virão em seu socorro, por exemplo: conchas, poliestireno ou argila.
O objetivo
A vela mestra é um elemento decorativo bastante grande. Por isso, nem todos os aquaristas concordam em instalá-lo. Mas em alguns casos, a presença deste acessório é necessária, uma vez que é capaz de desempenhar funções protetoras e esconder peixes mais fracos de suas contrapartes agressivas e hostis.
No entanto, muitas vezes a escolha é feita a favor desta decoração.... Você pode comprá-lo em uma loja ou fazer você mesmo. A segunda opção é escolhida com mais frequência por pessoas com uma imaginação rica e que se esforçam para criar um design exclusivo. Tudo depende das preferências do aquarista, das suas aptidões e da disponibilidade de tempo livre.
Requisitos para materiais
Existem muitos materiais com os quais as grutas podem ser feitas. Pode ser vidro e madeira ou, por exemplo, argila comum. Se foi decidido criar um acessório por conta própria, o dono do aquário primeiro precisa se preocupar com de modo que os materiais atendam a todos os requisitos de segurança... Se não for controlada, a decoração pode afetar negativamente a composição da água, bem como a saúde e a vida dos habitantes do aquário.
Você precisa verificar de modo que a composição não contenha muito ferro... O excesso dela levará a um aumento no número de algas desfavoráveis, respectivamente, o aquário terá que ser limpo com muito mais frequência, além de filtrado.
Quanto às próprias pedras, não devem conter cal, caso contrário a água irá alterar a acidez e a dureza, e alguns dos habitantes do aquário e das plantas vivas simplesmente morrerão. Além disso, as pedras não podem ser retiradas de pedreiras industriais ou de quaisquer empresas.
Se a vela grande for feita pelo próprio, o aquarista precisará de cola. Nesse caso, os especialistas aconselham focar em uma opção como o selante de silicone: é o mais inofensivo.
Quanto aos elementos estruturais acabados, você precisa torná-los o mais suave possível... Peixes ativos e ágeis podem se ferir em cantos afiados. Além disso, não use madeira capaz de emitir alcatrão. Não é recomendado usar, por exemplo, componentes de carvalho. Melhor escolher algo mais seguro.
Bens acabados
Alguns aquaristas estão bastante satisfeitos com os modelos prontos de grutas apresentados nas prateleiras das lojas. Isso se justifica, uma vez que tal design pode ser adquirido e simplesmente colocado em um contêiner, economizando tempo e esforço.
Várias decorações são escolhidas: em forma, tamanho, cores. Ao selecionar, deve-se ter em mente que uma pequena gruta se perderá em um grande aquário, então o tamanho deve ser adequado... A maioria das ofertas de varejistas especializados inclui opções de argila com muitas virtudes.
No entanto, não devemos esquecer os formulários. Existem alguns dos mais populares entre os consumidores. Entre eles estão a nave principal, o castelo principal, a rocha principal e a caveira principal.
Vela mestra em forma de navio frequentemente visto em aquaristas. Normalmente, parece um navio pirata naufragado, dividido em várias partes. Na maioria das vezes, existem muitos compartimentos onde os peixes podem se refugiar. Além disso, é nele que se esconde o atomizador do compressor de ar, o que costuma afetar negativamente a aparência da composição.
Gruta subaquática do castelo parece simplesmente fabuloso. Tem-se a impressão de que um verdadeiro reino do mar está localizado no aquário.
Pedra da gruta projetado para aqueles que amam a naturalidade. Os aquaristas costumam colocar plantas vivas ao lado, e a gruta parece parte da paisagem natural.
E, finalmente, os amantes de decoração incomum e misteriosa vão gostar grutas em forma de caveira. Algumas pessoas preferem jogar algumas moedas no fundo, previamente revestidas com um verniz impermeável. Eles ajudarão a criar um ambiente mais claro e a decorar a composição.
Com suas próprias mãos
Na maioria das vezes, os aquaristas escolhem materiais naturais para fazer uma gruta por conta própria, considerando-os mais ecológicos e fáceis de trabalhar. No entanto, pode haver algumas nuances aqui. Por exemplo, você precisa levar em consideração que lugares em que a ecologia pobre é proibida para a seleção de partes da estrutura futura... Além disso, seixos com listras cor de ferrugem são proibidos. Dizem que o teor de ferro é aumentado no elemento, respectivamente, os habitantes vivos do aquário podem ser envenenados.
A madeira deve ser fresca, não devem ser utilizadas peças podres. Também vale a pena abandonar as rochas que podem colorir a água e liberar resina nela. Por exemplo, estamos falando sobre carvalho.
As decorações vão precisar de cuidados. Eles precisam ser bem lavados regularmente e até fervidos. Isso ajudará a eliminar problemas como a presença de parasitas e bactérias causadoras de doenças.
Você também precisa se lembrar que a vela grande pode ser bastante pesada. Para evitar danificar o seu aquário, você precisará de suportes que possam distribuir o peso. Além disso, a estrutura deve ser instalada próximo ao reforço.
De pedra
Os aquaristas muitas vezes decidem fazer um abrigo com pedras planas bastante grandes. Alguns deles podem ser protegidos com selante de silicone se os peixes forem excessivamente ativos e tenderem a deslocar elementos. Melhor usar cola plástica incolor de boa qualidade.
Independentemente de a gruta estar colada ou não, as pedras não devem desmoronar inicialmente. A área de contato da superfície afeta a qualidade das costuras. Os elementos devem ser desengordurados com um solvente. Também deve-se ter em mente que compostos voláteis serão liberados em primeiro lugar. Para eliminá-los, é necessário colocar a estrutura em água substituível por 3-4 dias.
Quando se trata de pedras macias, elas são excelentes grutas monolíticas. No entanto, o processo de fabricação de tais produtos é um trabalho trabalhoso. Mas uma vantagem importante neste caso é a força.
Limestone é bastante fácil de trabalhar. Não causa dificuldades no processamento, porém, sem ele, é capaz de elevar bastante o nível de acidez da água, portanto, necessita de enxágue e enxágue. Não deve ser usado com líquidos moles.
O arenito também afeta a água, tornando-a difícil. Além disso, estimula o crescimento mais vigoroso das plantas. A rocha de concha é capaz de regular a acidez e prevenir a acidificação excessiva.
Já as lava, não são capazes de alterar nada na composição do líquido. No entanto, tem um custo bastante elevado. E para evitar a liberação de substâncias, plantas vivas e algas devem ser plantadas nas proximidades.
De seixos
Os seixos são muito mais finos do que as pedras comuns. Portanto, trabalhar com ele pode ser desmontado passo a passo:
- pedras mais planas são selecionadas primeiro;
- em seguida, um modelo para a futura gruta é feito de papelão;
- a cúpula é feita no centro.
Feito de madeira
Na hora de escolher a madeira, preste atenção para que não seja resinosa. Você não deve colocar a casca no aquário, você também deve processar a parte externa e alisar as bordas afiadas. As cavernas são perfuradas e suas bordas podem ser processadas com um maçarico. A vela grande de madeira deve ser fixada.
De barro
Ao escolher a argila, deve-se dar preferência ao branco. Praticamente sem impurezas prejudiciais. A consistência do material deve ser semelhante à plasticina, então você pode trabalhar com ela. Muitos acessórios de argila também são vendidos em lojas especializadas.
Quando a forma desejada é formada, a vela grande deve ser seca. O processo leva de 3 dias a uma semana. Se o produto estiver úmido, ele irá rachar durante a queima. Ao trabalhar em casa, um forno é usado para acender, que gradualmente aquece até cerca de 250 graus. Você não deve se apressar em tal situação. Tempo de disparo - até 6 horas.
Resfriar a gruta rapidamente também não é recomendado. Em primeiro lugar, deve arrefecer no forno, após o que é retirado, enxaguado com água e colocado no aquário.
De coco
A gruta do coco é um produto natural que não emite toxinas e não prejudica a água. A principal condição é que o coco esteja maduro, mas não estragado.
Para começar, o coco é aberto, o leite é derramado. Em seguida, a região posterior é serrada e a polpa removida. A casca é fervida 2 a 3 vezes por meia hora, com drenagem obrigatória de água e enxágue.
Se ainda houver polpa dentro, remova-a com uma escova dura. Em seguida, são feitos os furos necessários e o próprio acessório é embebido em água substituível até que pare de manchar.
Da garrafa
Este é outro material conveniente para fazer uma gruta. Você pode remover o gargalo ou fundo da garrafa da seguinte forma: a corda é embebida em gasolina, a área necessária é amarrada com ela e inflamada. O vidro é aquecido, após o que deve ser imerso em um líquido frio. Quando a garrafa quebra no lugar certo, o chip é processado ou derretido.
Em seguida, o recipiente é untado com cola de aquário e enrolado em pedrinhas ou areia. No topo você pode colocar pedras ou outros elementos decorativos.
Você aprenderá a fazer uma vela grande para um aquário com uma garrafa de plástico no vídeo abaixo.