Filtros externos para o aquário: desenho, seleção e instalação

O sucesso da criação de peixes de aquário depende muito da qualidade do equipamento utilizado. Um atributo obrigatório de um aquário profissional hoje em dia é um filtro externo ou interno, que é responsável pela purificação biológica e mecânica da água. Este artigo irá discutir a escolha correta de um dispositivo de purificação específico, a saber: um filtro externo (externo).


Descrição e princípio de funcionamento
Um filtro externo (também chamado de filtro canister) para um aquário é um dos dispositivos de filtragem mais eficientes. Por meio dele você pode operar aquários com capacidade de 40-1500 litros.
Já está claro pelo nome que o aparelho não é colocado dentro do aquário, mas fora dele - perto da mesa de cabeceira ou diretamente nele. Apenas os tubos de entrada e saída são baixados para o aquário com água.

Compartimentos de filtro do canister
Quase sempre, de acordo com seu próprio foco principal, os filtros externos são compostos. Eles têm vários departamentos:
- compartimento para limpeza mecânica, onde fica a esponja ou o Winterizer sintético, que evita as partículas de sujeira;
- departamento de material biológico - microrganismos que participam do processamento de substâncias orgânicas a um estado inofensivo para os habitantes do ambiente aquático;
- compartimento para limpeza química com material higroscópico, que pode ser quartzo, carvão ativado ou zeólita.
Com base nas suas necessidades, você pode alterar o enchimento básico do sistema de limpeza externo.

Dispositivo dispositivo
A base do aparelho de filtragem é estavelmente uma bomba que põe em atividade a água localizada no sistema. Normalmente, as bombas ficam localizadas na área superior dos filtros externos, e os meios filtrantes para tratamento químico, mecânico e biológico, em um grande reservatório, denominado "frasco", abaixo deles.
Vários tubos são retirados do frasco (principalmente dois, nas amostras para grandes recipientes - 3), coincidindo com os tubos de entrada e de alimentação. Na ponta do tubo de entrada há um pré-filtro ou uma rede de segurança.

Na ponta do tubo de alimentação, existe uma "canaleta" ou um bico estreito.
Vamos considerar o princípio de operação de um dispositivo de filtragem externo.
Através do tubo de entrada, o meio líquido do aquário através do tubo entra no filtro, é bombeado para o tanque (canister) por meio de uma bomba, passa várias camadas de diferentes materiais de limpeza e novamente através da mangueira, já limpa, entra no aquário de volta para o aquário. A estrutura do dispositivo de limpeza do canister, com base na marca e modificação do fabricante, é diferente - o meio líquido pode fluir de cima para baixo ou de volta.

Como eles diferem dos internos?
A diferença entre os dispositivos de filtragem externos e internos é a seguinte:
- uma quantidade colossal de materiais filtrantes quando comparados aos dispositivos internos;
- rendimento geralmente mais alto do que os filtros internos;
- como mencionado acima, filtração multinível - em particular, o pacote de filtro inclui cargas para purificação biológica (bio-cargas), mecânica (esponjas) e química (zeólito ou carvão ativado);
- como resultado do acima exposto, uma purificação de água muito mais refinada;
- o dispositivo externo precisa de atenção com muito menos frequência do que o dispositivo interno - na maioria das vezes, não mais do que uma vez a cada 2-3 meses.


Alguns amantes radicais não limpam o filtro nem mesmo por 6 a 12 meses, mas é melhor procurar lá com mais frequência.
Aquaristas experientes recomendam comprar filtro externo, já que em termos da totalidade de suas propriedades, está significativamente à frente de seu companheiro interno.
Quais são os enchimentos?
O filtro canister, devido à sua estrutura própria, permite formar no aquário uma purificação de água em várias fases.
Para o método mecânico de purificação de líquidos em aparelhos, é praticado esponjas de diferentes densidades e celularidade... A esponja de poros finos é capaz de parar as menores partículas de sujeira. Eles também usam um inverno sintético para purificar a água das menores partículas de sujeira.



Há uma grande quantidade de materiais de filtragem para biofiltração - são anéis, bolas de cerâmica e materiais semelhantes. Às vezes, a argila expandida é usada como material de filtragem em unidades externas de artesanato. Eles geralmente têm uma estrutura porosa, sua principal finalidade é fornecer aos microrganismos de limpeza um espaço para colonização, requisito este necessário para o funcionamento eficaz do filtro externo.
Existem também anéis de cerâmica que possuem uma superfície lisa sem poros, o objetivo desse material é dividir o fluxo de água que entra no dispositivo a fim de criar condições para uma distribuição ideal e medida em toda a superfície do material de limpeza.

É desejável colocar tal substrato no primeiro compartimento do aparelho.
A limpeza química é realizada com cargas como zeólitas, carvão ativado (ativo) e trocadores de íons orgânicos sintéticos. O carvão ativo possui uma microestrutura muito porosa, devido à qual adsorve (absorve) perfeitamente ácidos, substâncias tóxicas e microelementos. Na maior parte do tempo, o carvão ativado é usado em dispositivos de filtragem após o tratamento de peixes em um aquário, a fim de remover vestígios de medicamentos da água.


Avaliação das melhores modelos
Vamos considerar os modelos de filtro mais populares para aquários ao ar livre.
Filtros para 50-100 litros
O Tetra EX600 Plus é projetado para pequenos aquários de 60-120 litros. Um dos dispositivos de filtragem mais populares do mercado nacional. Funciona de forma estável (garantia do fabricante - 3 anos) e é quase inaudível. Cada uma das cinco litros está em uma bandeja individual. Para limpeza, ele é desconectado instantaneamente usando um adaptador especializado.

As mangueiras e o tubo de drenagem podem ser ajustados para se adequar a diferentes alturas de aquário. A composição contém tudo que você precisa para uma instalação confortável e rápida, incluindo todos os materiais de limpeza.
JBL CristalProfi e401 (até 120 l) é um dispositivo de linha verde conveniente e moderadamente barato. A água é limpa passando lentamente de baixo para cima pelos enchimentos. O rotor da bomba modernizado garante silêncio absoluto e uma longa vida útil (o fabricante garante - 4 anos). O dispositivo está totalmente pronto para uso, equipado com todos os enchimentos.


Aparelho para 120-300 litros
Eheim 2215 Classic-350 para tanques de 120-350 l. Eheim Classic Series o mais acessível de toda a linha de produtos Eheim... Apesar da aparente simplicidade de instalação, realiza a limpeza de alta qualidade inerente a todos os modelos. O conjunto completo contém cargas: substratos, esponjas e semelhantes. O período de garantia é de 2 anos.

O Tetra EX800 Plus é adequado para tanques de 100-300 L. Um dispositivo externo robusto e acessível, potente e incrivelmente silencioso. Completo com todo o necessário para montagem, instalação e colocação em funcionamento do sistema.


300 ou mais litros
JBL CristalProfi e1501 (até 600 l) é um dispositivo greenline altamente produtivo e moderadamente barato. Adequado para aquários de água doce e salgada. A localização conveniente das enchedoras simplifica muito a manutenção. O equipamento está absolutamente pronto para uso, todos os recheios estão incluídos no kit.


O Aquael Unimax 500 é usado para recipientes com capacidade de 250-500 litros. A série Unimax é uma combinação de alta produtividade, grandes quantidades de cargas e custo competitivo. O sistema de bypass possibilita a remoção do recipiente para lavagem sem desconectar as mangueiras. O dispositivo é dotado de duas entradas e duas saídas, o que contribui para a limpeza uniforme de todo o reservatório.
Funções extremamente silenciosas. É possível complementar o sistema com um esterilizador ultravioleta (um local de trabalho é fornecido para isso). O período de garantia é de 2 anos.

Atenção! A aeração também desempenha um papel muito importante no enriquecimento da água do aquário com oxigênio. Para um tanque com capacidade de 100-150 litros, o compressor Aquael APR-150 é o ideal.
Como escolher?
Um filtro externo é simplesmente obrigatório para grandes aquários. Na compra de um modelo, deve-se levar em consideração não só a qualidade do aparelho e a capacidade do aquário, mas também a praticidade de seu uso.
Para muitos aquaristas, o principal motivo repulsivo na unidade é o ruído, então preste muita atenção a isso.


As instruções de seleção incluem várias nuances.
- Obviamente, o dispositivo externo é montado fora do aquário, portanto é necessário planejar o espaço com antecedência. Antes de comprar, a primeira coisa que você precisa saber é quanta energia seu dispositivo deve ter. Depende diretamente da capacidade do aquário.
- Se você tem um aquário pequeno, preste mais atenção aos indicadores de qualidade e ruído, já que os requisitos de energia do dispositivo de filtro não são muito altos. Estude o conselho do fabricante em detalhes, a capacidade do seu tanque deve ser um pouco menor do que os padrões recomendados, caso contrário, o dispositivo pode não dar conta do seu trabalho. Se você tem um aquário muito povoado, leve em consideração como ele é densamente povoado. Acontece que tem muitos habitantes, então você precisa comprar um filtro com uma boa reserva de energia.
- Para aquários com uma pequena capacidade de 30 a 70 l, o filtro externo deve ter uma capacidade de 300 a 400 l / h.Isso deve ser suficiente quando o aquário é bastante densamente povoado.
- Se analisarmos outra categoria de aquários com capacidade de 60 a 100 litros, a produtividade do aparelho deve ser maior. Aproximadamente para esta categoria, é igual a 500 l / h.
- Para aquários maiores, o desempenho deve ser mais alto. Em particular, para uma capacidade de 100 a 200 litros, é aproximadamente igual a 700 litros / hora. A escolha de unidades exteriores é extensa, por isso não será um problema escolher a modificação que mais se adequa a si.


Como instalar?
Cada fabricante tem seus próprios recursos de instalação, mas existe um método universal.
- Prepare um pano macio e alguns trapos para o caso de vazamento.
- Examine cuidadosamente o conteúdo da caixa: deve conter esponjas internas, o próprio dispositivo, enchimentos, saídas de plástico de água.
- Siga as orientações do fabricante para montar o filtro. As válvulas da tampa abrem no final do processo. O enchimento, de acordo com as regras, é colocado da seguinte forma: cerâmica ou bio balls no fundo, esponjas sobre eles, seguido de um inverno sintético, a camada superior final é carvão ou turfa.
- Prepare os elementos para a entrada e a liberação da água: um tubo longo e redondo suga a água, um tubo curto e curvo a joga fora, é colocado na outra extremidade do aquário. Calcule com antecedência o tamanho das mangueiras para serem suficientes.
- Antes de ligar o aparelho, encha-o com água por gravidade do aquário (para isso, conecte a mangueira de entrada com uma braçadeira roscada). A água escorrerá assim que você abrir a torneira. Tenha cuidado para não deixar a água fluir do outro orifício. Depois que o dispositivo estiver completamente cheio, feche a mangueira de entrada.
- Conecte a mangueira de descarga ao aparelho, feche-a e, em seguida, despeje água na extremidade não ocupada e conecte à saída de plástico.
- Ação final: desparafuse as duas torneiras do dispositivo e conecte o sistema ao soquete.
Se tudo for feito corretamente, será possível perceber como a água começa a se misturar.





As complicações aparecem de vez em quando - o meio líquido não funciona. O problema é um bloqueio de ar nos tubos do dispositivo de filtro.
Você precisa ligá-lo e desligá-lo várias vezes seguidas. Se isso falhar, drene a água e reabasteça as mangueiras.
Sutilezas de operação
O filtro canister funciona de acordo com um princípio específico. Até que microorganismos benéficos colonizem o material do filtro, o dispositivo funciona essencialmente como mecânico. Ele vai sujando gradualmente, como resultado, a pressão da água diminui. Mas também existe um processo oposto.
A sujeira é alimento para microorganismos. Eles decompõem os compostos orgânicos que aqui se acumulam e os transformam em nitratos, ou seja, inicia-se a autopurificação biológica do aparelho. A colonização complexa do substrato por grupos de microrganismos benéficos é realizada em 2-4 semanas.
E então tudo depende de qual dos processos vencerá - poluição ou autolimpeza.


Se for o primeiro, o dispositivo continuará a obstruir. Não tão intenso quanto nas primeiras 2 semanas, mas inevitável, principalmente se a entrada de água não for protegida por um pré-filtro.
Assim que a taxa de transferência do dispositivo cair abaixo de 30% do valor mais alto, ele precisa ser limpo e reiniciado, caso contrário, pode ocorrer um "rollover". Mas se, apesar disso, a autolimpeza assumir, então o dispositivo, ao contrário, é gradualmente limpo de contaminantes e, tendo caído para 50-70% do desempenho máximo, é revivido.
Em teoria, depois de tal filtro deve funcionar indefinidamente. Na prática, a produtividade não é totalmente reproduzida e áreas estagnadas ainda aparecem dentro do filtro. A este respeito, deve ser limpo ocasionalmente, mesmo quando a pressão do fluido for forte.
A maioria dos aquaristas acredita que uma vez que o objetivo principal do dispositivo de filtragem externo é a biofiltração, não há necessidade de sobrecarregar este dispositivo com limpeza mecânica.


Para isso, é aconselhável utilizar um filtro interno, que deve ser lavado constantemente.
É possível e necessário desligar o dispositivo externo na hora da alimentação dos peixes e na troca da água? Não. É preferível que esteja funcionando constantemente.
- Assim, terá uma maior durabilidade, uma vez que a carga máxima de eletricidade e mecanismos ocorre durante o período de arranque (são como lâmpadas, que na maioria das vezes se queimam apenas quando a iluminação é ligada).
- Existe o perigo de o aquarista se distrair com alguma coisa, se esquecer de ligar o aparelho no final do evento e depois ficar desligado por muito tempo.
Portanto, a tomada de água deve estar localizada no fundo do aquário, de forma que quando 25-50% do volume do líquido for bombeado para fora, o dispositivo continue funcionando quando for substituído. E em nenhuma circunstância deve desligar o aparelho por muito tempo: à noite, para o período de partida, e se isso acontecer por algum motivo desconhecido, então é necessário lavar as enchimentos e reiniciar o aparelho. Conforme observado anteriormente, para um dispositivo de filtro decentemente sujo, às vezes 2-3 horas de inatividade podem causar danos aos habitantes do aquário.
Como escolher um filtro externo para seu aquário, veja abaixo.