Filtro de fundo de aquário: finalidade, prós e contras
A filtragem da água é o fator mais importante e necessário para a vida confortável dos peixes e outros seres vivos em um aquário. A escolha dos sistemas de tratamento de água depende do volume do reservatório doméstico, das espécies de peixes e das preferências do hospedeiro. Você pode alcançar o equilíbrio ideal do ambiente aquático usando vários filtros, o de baixo é um deles.
Princípio da Operação
A finalidade do filtro de fundo, também chamado de fundo falso, é a purificação obrigatória do ambiente aquático de um reservatório artificial por meio de uma bomba d'água através de um fundo falso feito de uma grade especial e seixos grandes e médios colocados sobre ele. Como o dispositivo de filtragem está localizado no fundo do aquário, ele pertence aos internos.
Deve ser instalado antes de tudo antes de colocar o aquário em funcionamento.
A estrutura do elemento de limpeza não é muito complexa e bastante compacta.
Visualizações
Pelo método de filtração através de um fundo falso os sistemas de tratamento de água são de ação direta e reversa.
- Direto - o método de limpeza mais comum, o sistema consiste em uma malha de filtro especial, uma camada de sujeira, uma bomba. O líquido, sob a influência do compressor, escoa pelo solo e pela malha de limpeza entre o fundo falso e real e, já filtrado, retorna ao aquário. Os cartuchos usados para limpeza são instalados com o compressor sob o fundo artificial. Eles não podem fornecer filtragem de água de alta qualidade, resíduos de vidas se instalam no solo e contaminam gradualmente o aquário.
- Reverter - este método é mais eficaz devido ao fato de que a bomba de água através do fundo falso e o solo bombeia a água na direção oposta. Resíduos e partículas de sujeira entram no filtro, são limpos e colocados no tanque. Graças a isso, o líquido no reservatório doméstico não fica estagnado, e o sifão de fundo deve ser realizado com menos frequência do que com o método de limpeza direta.
Lados positivos e negativos
Como qualquer dispositivo mecânico, o filtro inferior tem seus prós e contras.
Vantagens:
- mistura forçada e uniforme das camadas de água;
- o fundo falso do reservatório praticamente não ocupa o volume interno;
- preço baixo em comparação com outros tipos de sistemas de limpeza;
- purificação da água em um nível razoavelmente alto por meios mecânicos e naturais;
- mantém o equilíbrio biológico no reservatório;
- distribui uniformemente a pressão do solo para o fundo do aquário.
Desvantagens:
- para a instalação do filtro de fundo e posterior manutenção, é necessário colocar temporariamente todos os moradores do reservatório da casa em outro recipiente e limpar completamente o reservatório de plantas vivas, decorações, solo e drenar a água;
- purificação incompleta da água - frações de produtos residuais da população do aquário depositam-se parcialmente no solo ou caem pela grade;
- os tubos de drenagem requerem limpeza regular, o que está associado a certas dificuldades (desmontagem total do sistema de filtragem e destruição do equilíbrio ecológico);
- a incapacidade dos filtros de fundo em grandes aquários para realizar seu trabalho de forma eficiente e confiável (uma grande quantidade de líquido e resistência afetam negativamente o desempenho de suas funções);
- inadmissibilidade de instalação em aquários com grande número de plantações vivas, visto que este tipo de filtro retira nutrientes das plantas;
- os habitantes do aquário (peixes pequenos, alevins, camarões e caracóis) podem penetrar pelas fendas das grelhas no espaço entre o filtro e o fundo, dificultando a manutenção do reservatório.
Como fazer isso sozinho?
Para fazer um dispositivo de filtro para um aquário redondo de 20 litros, precisamos dos seguintes materiais e ferramentas:
- tubos feitos de materiais poliméricos;
- canto de plástico para passagem de cabos;
- caixa de junção para conectar canais;
- acrílico;
- malha de proteção (mosquito);
- bomba de água com capacidade para ajustar o abastecimento de água;
- vários tubos para conectar a bomba ao sistema de drenagem;
- serra;
- broca ou chave de fenda;
- roleta;
- Mangueira.
Primeiro, fazemos medições do tanque doméstico.... Com base no tamanho, calculamos o comprimento dos tubos de que precisamos para instalar o sistema de drenagem. Tubos com um diâmetro de até 30 mm são os mais adequados. Recorte um círculo de acordo com o diâmetro do fundo do aquário de acrílico. Em seguida, faça furos com cuidado (você também pode usar um ferro de solda) com um diâmetro de cerca de 10 mm, o mais próximo possível um do outro. Estamos preparando um orifício redondo para o tubo central no qual será montada a bomba.
Depois de montar os tubos no sistema, você precisa fazer ranhuras neles. Instalamos uma bomba no tubo central, para uma circulação uniforme da água no lado mais afastado da bomba é necessário fazer mais furos. Conectamos os tubos uns aos outros, neles instalamos plexiglass com tela de proteção e um tubo central com compressor. Após a instalação da estrutura, o solo é colocado no tanque e preenchido com água. Por algum tempo, é realizada uma verificação de desempenho e só então os animais de estimação podem ser lançados no reservatório doméstico.
Cuidado
Depois de um tempo, sedimentos de fundo e produtos residuais da população do reservatório doméstico começam a interferir no funcionamento do sistema de filtragem. O volume de circulação e a qualidade da purificação da água são significativamente reduzidos. Isso pode levar ao desenvolvimento de infecções perigosas.
Para prevenir o crescimento de patógenos no aquário, o filtro deve ser revisado pelo menos uma vez por ano.
Procedimento:
- o tanque está completamente drenado;
- peixes, plantas e outras populações movem-se temporariamente para outro contêiner;
- terra, grelha e outros equipamentos são removidos do aquário;
- tudo é muito bem lavado em água corrente sem o uso de detergentes;
- se algumas peças apresentarem danos ainda menores, elas devem ser substituídas imediatamente;
- o fundo do reservatório é limpo de detritos e seco;
- instalamos o sistema de filtragem no local;
- devolvemos o resto do equipamento;
- despeje água, verifique o desempenho;
- lançamos peixes e outros habitantes do aquário.
O sistema tipo fundo é um método bastante produtivo de purificação do ambiente aquático em um aquário, que promove uma forma natural de filtração (através do solo). A grande vantagem deste sistema é a habilidade de fazer isso sem muita dificuldade com suas próprias mãos.
A seguir, assista a um vídeo com dicas sobre como fazer um filtro de fundo faça você mesmo.