Tartarugas de aquário: variedades, cuidados e reprodução
As tartarugas são incríveis centenários ribeirinhos ou aquáticos que agora são encontrados não apenas em seu habitat natural, mas também em apartamentos e casas. As criaturas do aquário precisam de cuidados especiais e, claro, do bairro certo.
Visualizações
Os aquaristas domésticos mais populares são, é claro, as tartarugas. Você pode comprá-los em qualquer zoológico. A melhor opção para criadores novatos são os anões, que não requerem grandes custos para sua manutenção. Essa minitartaruga cresce até 13 centímetros de comprimento, então viverá pacificamente em qualquer aquário. É interessante notar as tartarugas mais adequadas para a vida no aquário.
Almiscarado
Este é o menor representante de todas as tartarugas. O comprimento do corpo de um adulto não é superior a 14 centímetros. O tamanho médio da concha não ultrapassa 7 centímetros. A principal característica dessas tartarugas é o pescoço muito comprido.
Graças a isso, a tartaruga flexível pode alcançar facilmente suas patas traseiras.
A carapaça de tal réptil é bastante lisa, com uma cor uniforme. No entanto, em uma idade muito precoce, três sulcos distintos aparecem nele. O habitat natural das tartarugas são considerados corpos de água com água doce, bem como com fundo lamacento. Eles passam mais da metade de suas vidas na água.
Em termos de manutenção no aquário, estes são os indivíduos mais despretensiosos. Por causa disso, eles se tornaram tão populares. Têm esse nome devido ao fato de que após um certo período de tempo um cheiro específico emana deles. Isso ocorre com mais freqüência quando os répteis aquáticos estão assustados.
Identificado
Essas tartarugas aquáticas são muito comuns entre os aquaristas. Eles podem ser reconhecidos por pequenas manchas amarelas localizadas na casca. Além disso, também podem ser vistos no pescoço, na cabeça e nas patas. O comprimento do corpo não ultrapassa 12 centímetros. A carapaça na barriga é amarela. Com muitas manchas pretas. Em seu ambiente natural, eles vivem em áreas pantanosas.
Plano
As tartarugas com pescoço de cobra incluem répteis marinhos planos. O comprimento do corpo não ultrapassa 15 centímetros. No entanto, são raros os indivíduos com comprimento corporal de até 18 centímetros. Esses habitantes marinhos diferem de suas contrapartes pela presença de um belo padrão amarelo-laranja em suas cabeças. Exteriormente, ele se assemelha a uma coroa.
A carapaça é de cor marrom escura, além disso, possui uma orla amarela. O pescoço é coberto por pequenos espinhos. As patas e cauda do réptil são de cor escura, o que parece bastante interessante contra o fundo da cor variegada do corpo. Além disso, as tartarugas planas têm antenas.
Entre todos os répteis, essas tartarugas são as mais calmas. Sua calma só pode ser perturbada durante a época de acasalamento.
Lago
Esta subespécie de tartarugas é muito comum em zoológicos. O comprimento do corpo desses répteis não ultrapassa 13 centímetros, o que permite mantê-los em aquários. As tartarugas do lago Reeves vêm em uma variedade de cores: preto, amarelo acastanhado e marrom escuro. O pescoço e os pés são geralmente completamente pretos ou verde-acinzentados, com linhas brancas em ambos os lados. Além disso, eles têm uma natureza bastante pacífica.
Eles são encontrados principalmente no Japão ou na China, em baixios argilosos ou arenosos.
Além dessas tartarugas nadadoras, há vários outros indivíduos interessantes que vale a pena observar.
- Réptil com franjasque pode pesar até 15 quilos. Para tal criação, um aquário deve ser adquirido por pelo menos 250 litros.
- Controle deslizante de lagoa é um réptil de tamanho médio e pode crescer até 30 centímetros de comprimento. A carapaça é de cor verde brilhante. O pescoço, a cabeça e as pernas são estampados com listras verdes ou brancas.
- Trionix Chinês pesa até 5 quilos com uma altura de 35-40 centímetros. A carapaça desse réptil é mais parecida com uma frigideira. A parte superior é pintada de verde acinzentado. O resto do corpo é verde acastanhado.
Regras de conteúdo
É muito importante cuidar adequadamente desses répteis. Em primeiro lugar, os aquários devem ter um substrato, que deve necessariamente incluir areia grossa e cascalho fino ou solo comum que não contenha quaisquer aditivos. Você pode alimentar seus animais de estimação com diversos produtos, desde que eles não sejam muito exigentes com a comida. Para isso, produtos como:
- vegetais - pepinos ou abobrinhas;
- frutas - por exemplo, maçãs ou peras;
- frutos do mar - lulas, camarões ou mesmo peixes com baixo teor de gordura;
- carne - pode ser crua ou cozida;
- diferentes verdes - por exemplo, folhas de hortelã ou dente de leão, trevo ou alfafa;
- você pode usar minhocas, gafanhotos ou grilos;
- cereais - como sementes de trigo ou girassol.
Não se esqueça dos suplementos minerais, cascas de ovo, farinha de osso ou rocha de casca. Além disso, a dieta deve necessariamente conter ramos de maçã ou pêra que os animais podem roer. Caso contrário, sua mandíbula pode ficar deformada. Antes de iniciar uma refeição, a tartaruga deve ser aquecida. Portanto, o processo de digestão será muito mais rápido.
Alguns proprietários tentam alimentar seus animais de estimação com ração seca. No entanto, os especialistas não recomendam fazer isso, pois é melhor dar às tartarugas apenas comida natural. Também é importante garantir que nenhum alimento permaneça na água. Eles devem ser removidos imediatamente. Caso contrário, a água fica turva rapidamente.
É necessário manter os répteis domésticos em um recipiente, cujo tamanho será pelo menos 5 a 6 vezes o tamanho da própria tartaruga. A melhor opção é considerada um aquário de 150 litros. Você precisa colocar muita água nele. Quando o animal cresce, seu nível deve ser aumentado gradualmente. A temperatura da água deve ser de pelo menos 25 graus. Se o animal estiver rastejando pelo apartamento, o quarto também deve estar quente.
A temperatura deve ser de pelo menos +28 graus.
Cuidar de sua tartaruga também inclui limpar seu tanque regularmente. É necessário trocar a água pelo menos uma vez por semana, o que não leva mais de meia hora. É melhor usar água bem filtrada para o seu aquário. Plantas vivas podem ser deixadas na superfície do aquário, o que também será um excelente alimento para as tartarugas. Não deixe uma tigela de comida no fundo do aquário. É melhor colocá-lo fora do tanque.
As tartarugas geralmente vivem em um aquário, mas muitas vezes tentam rastejar para fora dele. Portanto, você precisa ocasionalmente retirá-los e levá-los ao ar livre por um tempo, o que permitirá que o réptil esteja sempre de bom humor e permaneça saudável por muito tempo. Uma lâmpada ultravioleta deve ser instalada a uma distância de 1,5 metros do aquário. Répteis pequenos precisam ligá-lo por não mais do que 5 minutos, duas vezes por semana. Em seguida, o tempo de iluminação deve ser aumentado gradualmente.
Além disso, as tartarugas precisam desligar as luzes à noite.
Você precisa instalar filtros que permitirão purificar a água e se livrar do odor do aquário. Eles podem ser internos e externos. Os primeiros são pequenos e também estão equipados com bombas e difusor. Esses filtros fazem um excelente trabalho de purificação de água. Este último, na sua aparência, assemelha-se a uma pequena vasilha com uma bomba, que é retirada do aquário. Esse filtro é conectado à água por meio de tubos. Além disso, é necessário fazer uma limpeza geral do aquário várias vezes ao ano, limpando-o totalmente.
Reprodução
Répteis domésticos se reproduzem bem em cativeiro. As fêmeas põem ovos regularmente, mas também podem ser inférteis. Para uma reprodução completa, é claro, você precisa de duas tartarugas de sexo oposto. Em casa, os répteis acasalam com mais frequência de fevereiro a maio. Além disso, você pode estimular um pouco o início de seu acasalamento. Para fazer isso, você precisa aumentar ligeiramente a temperatura.
Antes de começar, o homem cuida de sua "senhora" de maneira muito interessante. Ele começa a nadar na frente de seu rabo primeiro, então faz cócegas em suas bochechas com suas garras. Às vezes, os machos começam a bater na fêmea com sua concha na concha. Se a fêmea está pronta para o acasalamento, então ela permite que o escolhido se aproxime dela. Isso geralmente acontece na água e não dura mais do que 15 minutos. Isso é o suficiente para colocar 4 a 5 ninhadas de ovos.
O esperma pode permanecer nos órgãos genitais de um réptil por até dois anos.
Em seu ambiente natural, a tartaruga começa a botar ovos no início de abril. A postura dura até setembro. Primeiro, ela umedece a areia com seu líquido, depois cava um buraco de até 20 centímetros de diâmetro. Depois, põe de 5 a 15 ovos nele e os cobre com areia. Para que o réptil faça isso no aquário, é necessário fazer uma praia artificial para ele. Para isso, coloque uma cubeta com areia levemente umedecida, cuja camada não ultrapassará 5 centímetros. Para facilitar o acesso da tartaruga lá, você precisa fazer uma escada especial e prendê-la com cuidado na vala.
Se o réptil pôs ovos diretamente na água, eles devem ser imediatamente removidos de lá e transferidos para a areia. Na maioria das vezes, os especialistas recomendam comprar um aquário separado para o momento do acasalamento. Seu volume não deve ser inferior a 100 litros, e a água deve enchê-lo em cerca de 10 centímetros. O processo de acasalamento e suas consequências devem ser monitorados. O futuro da prole depende disso. Se o acasalamento não ocorrer, o par deve ser sentado separadamente e somente depois de um tempo o acasalamento deve ser repetido novamente.
Compatibilidade de peixes
Uma questão muito importante é a compatibilidade dos répteis com outros habitantes de aquários.Eles podem não se dar bem com todos. Não se deve colocar peixes pequenos em um recipiente com tartarugas, pois esses répteis são considerados predadores e os comem imediatamente. Isso é especialmente verdadeiro para as tartarugas-de-orelhas-vermelhas e do pântano. Além do mais, eles vão precisar de uma área especial com "terra", o que é completamente desnecessário para outros habitantes aquáticos.
As tartarugas de aquário podem ser mantidas com peixes maiores. Estes podem ser ciclídeos americanos, bagres ou mesmo carpas ou outros peixes grandes. As tartarugas aquáticas com duas garras e nariz de porco poderão conviver no mesmo aquário com esses peixes. Eles se alimentam principalmente de vegetação e carne de lula. Além disso, esse tipo de réptil não precisa de nenhuma ilha no aquário.
Até répteis como as tartarugas viverão bem em casa. Só precisam de cuidados adequados, bem como das condições ideais para a sua manutenção.
Para saber como cuidar das tartarugas, veja o vídeo abaixo.