Como alimentar o axolotl?
Há uma criatura em aquários domésticos que se assemelha a um dragão fabuloso na aparência. Este anfíbio é denominado axolotl ou "cão d'água". Este animal vem do México, onde antigamente os índios os usavam como alimento. Hoje, o axolotl está listado no Livro Vermelho e está à beira da extinção.... Mas essa criatura ganhou popularidade entre os amantes do exótico e se enraizou em aquários, reproduzindo-se com sucesso em casa.
Se você também quiser ter este animal de estimação subaquático incomum, primeiro, descubra o que você pode alimentá-lo e a melhor forma de fazê-lo.
Quem é um axolotl?
Na verdade, o axolotl é a larva de algumas espécies de anfíbios, o ambista, que tem a capacidade de se reproduzir sem se tornar adulto. O axolotl vive constantemente na água, usando brânquias externas para respirar, embora também tenha pulmões.
Externamente, a larva se parece com uma salamandra de cabeça grande de até 30 cm de comprimento, decorada com três pares de guelras ramificadas. A cabeça desproporcionalmente grande com uma boca larga dá ao anfíbio uma aparência sempre sorridente. A larva aquática tem dois pares de membros curtos e uma cauda longa e grossa.
O axolotl tem mais uma característica: ele pode se regenerar fazendo crescer as partes perdidas do corpo.
O axolotl pode passar toda a sua vida na fase larval, sem deixar o meio aquático e sem assumir a forma adulta. Em geral, a transição da larva para a fase adulta apresenta grandes dificuldades e deve ser realizada sob a supervisão de um especialista. Se certas condições não forem atendidas, essas transformações levarão à morte do animal.
Os proprietários de Axolotl apreciam este anfíbio por aparência incomum e bonita, inteligência rápida e destreza. Se você decidir ter um dragão domesticado em casa, então você deve conhecer as características de alimentar e manter esta criatura.
Características do conteúdo
Para criar um ambiente confortável, vale a pena seguir algumas regras.
- O volume do aquaterrário para um indivíduo deve ser de no mínimo 40 litros, enquanto a altura do recipiente deve ser superior a 0,5m O recipiente com o animal deve ser coberto com uma tampa.
- A profundidade mínima necessária para um axolotl viver é de 15–20 cm.
- A água é necessária limpa, sedimentada, oxigenada, neutra ou ligeiramente dura.
- A temperatura no aquário deve ser 18–20 ° C. Uma diminuição no indicador leva a uma desaceleração dos processos vitais e um aumento à morte do anfíbio.
- O solo usado para o aquário deve ser bastante grande, pois o axolotl pode engolir pequenas partículas, o que afetará negativamente o seu estado.
- Dragões domésticos são criaturas muito desleixadas, então uma troca obrigatória de 1/8 da água por dia é necessária. Também é necessário remover os restos da ração. Se isso não for feito, o axolote pode ser envenenado pelos produtos de sua atividade vital. Portanto, o aquário deve ser equipado com um poderoso sistema de filtração e um compressor de oxigênio.
- A cada três meses é necessário fazer uma troca completa da água do aquaterrário.
O que ele gosta de comer?
Em seu ambiente natural, o axolote se alimenta de larvas, alevinos e insetos que caem na água.
Em casa, você pode alimentar seu animal de estimação com coquetéis congelados para peixes de aquário, pedaços de minhocas, carnes brancas finamente picadas e congeladas de peixes do mar, como pescada ou bacalhau.
Eles comem salamandras e pequenos peixes de aquário: guppies, peixes-zebra, neonchiks e rasbora.
De feed ao vivo que eles usam pequenos crustáceos, anfípodes, dáfnias, ciclopes, korertru, girinos... Você pode alimentar o axolotl verme de sangue.
Além do exposto, a alimentação do anfíbio pode ser diversificada insetos sem asas, grilos, lesmas e caracóis, libertados da concha.
Você deveria saber disso você não pode usar comida normal para peixes de aquário. É proibido alimentar o axolote e a carne vermelha de animais de sangue quente, pois seu aparelho digestivo não digere esse tipo de proteína.
Como se alimentar?
Deve-se prestar atenção especial à forma como o axolotl é alimentado.
Alimente o anfíbio uma vez por dia, mas você pode dar comida com mais frequência, o principal é limpar o aquário dos restos de comida não consumida a tempo.
É melhor alimentar o anfíbio com uma pinça.
Isso ajudará a manter seu aquário limpo com facilidade.
O axolotl lida bem com alimentos em queda e em movimento, pois, devido à peculiaridade da estrutura do crânio, ele se vê bem acima de si mesmo e suga facilmente os pedaços que caem, esfregando-os na boca com o auxílio de muitos dentes.
Os alimentos que caem no fundo devem ser removidos por você mesmoporque o anfíbio não retira alimentos do solo, caso contrário, a água ficará poluída devido à decomposição.
Você pode tentar alimentar o anfíbio manualmente, mas o axolotl nem sempre concorda com essa forma de obter comida.
Aliás, vale a pena conhecer mais uma característica da larva da salamandra: o toque de suas mãos quentes pode queimar gravemente a pele delicada do animal e levar à morte do animal. Portanto, se você quiser ter o anfíbio em suas mãos, esfrie-as até uma temperatura aceitável.
Uma criatura tão extraordinária pode ser acomodada em um aquário doméstico e surpreender os hóspedes com um animal de estimação raro com uma aparência fofa.
Tudo sobre os recursos do axolotl pode ser encontrado no vídeo.