Aquários grandes: como lançar e projetar?
Um grande aquário dentro de casa atrai imediatamente a atenção de outras pessoas, pois observar o mundo subaquático é um prazer. Mas, além do prazer estético, a manutenção de um reservatório doméstico acarreta uma série de problemas. Portanto, a escolha deve ser feita com grande responsabilidade. É necessário falar mais detalhadamente sobre os problemas associados à colocação de reservatórios do maior tamanho possível em casa.
Características de escolha
O primeiro e mais importante obstáculo é escolher onde colocar o aquário no apartamento. Como estamos falando de reservatórios artificiais de grandes volumes, eles precisarão de muito espaço. Mas o resultado é uma excelente decoração que vai deliciar a família por mais de um ano.
O segundo problema é a necessidade de garantir grandes quantidades de água de reposição. Em média, é necessário alterar pelo menos 20% do volume de fluido semanalmente. Nesse caso, você precisa de um contêiner especial e de um local onde ele será colocado. Normalmente, compram-se barris de plástico para essas finalidades, que ficam guardados em armários ou banheiros.
E a terceira é uma abordagem totalmente diferente para a manutenção dos equipamentos, que, devido ao grande volume de água, exigem limpezas mais frequentes.
Existem vários dos tipos mais comuns de aquários de vidro.
- Clássico. Este é um tanque retangular regular e pode conter qualquer tipo de peixe. É ideal para criar uma grande variedade de paisagens naturais - desde as fantásticas às mais comuns.
- Localização de esquina. Este tipo de reservatório é normalmente utilizado para o aproveitamento racional do espaço livre dos cantos. Esta solução envolve uma grande seleção de ideias interessantes.
- Panorâmico. Pode ser retangular ou angular.O principal diferencial é o vidro curvo, que permite ao observador desfrutar plenamente da vista dos peixes nadando.
Normalmente, os grandes aquários domésticos são feitos de vidro orgânico especial de alta resistência. Ele pode suportar uma enorme pressão da água. Vidros de silicato, acrílico e vidro de segurança de alta resistência também são usados. Mas se você planeja iniciar um aquário com um volume de 400 litros ou mais, você precisa escolher o vidro acrílico. Em termos de relação preço e qualidade, é o que melhor se adapta.
Cadastro
Para que o aquário tenha uma aparência esteticamente agradável, você precisará estudar e implementar algumas regras simples. É importante que a aparência do aquário corresponda ao design da sala em que está localizado. O design do reservatório deve ser o mais simples e conveniente possível, a melhor opção É tentar reproduzir o habitat natural dos seus animais de estimação.
E o mais importante, o design interior do aquário deve levar totalmente em consideração as necessidades dos futuros residentes.
Existem diferentes estilos de decoração de águas domésticas: japonesa, holandesa, pseudo-natural, natural, marinha e assim por diante. Como organizar um aquário, você escolhe.
Que tipo de peixe está certo?
Uma questão separada é a seleção de peixes para um grande aquário. Nos reservatórios domésticos, não só os animais de grande porte são perfeitamente percebidos, mas também os pequenos, em grupos, principalmente se houver várias dessas escolas. Papagaios, discos, astronotos e muitos outros ficam bem em reservatórios artificiais. Eles crescem para tamanhos impressionantes e parecem muito impressionantes.
É preciso lembrar que esses peixes requerem uma alimentação de alta qualidade com corantes para manter a cor. De peixes pequenos, você pode escolher ciclídeos, pequenas farpas, neons de cores diferentes, etc.
Primeira partida
Para começar, são comprados o reservatório propriamente dito, solo, equipamentos e enfeites decorativos. Peixes, moluscos, plantas e outros residentes são comprados por último.
Compra
Existem duas opções comprar um aquário.
- Compre pronto, de fabricantes europeus, totalmente utilizável, completo com uma tampa e um palete de plástico. Seu preço, é claro, será bastante pesado.
- Pague apenas pelo cubo de vidro. Você mesmo precisa comprar ou fazer uma tampa e um substrato macio para o aquário. Esta é uma opção de orçamento que o ajudará a economizar dinheiro.
Instalação
Depois de escolher um tanque, você deve pensar em um gabinete especial no qual ele será colocado. Não é recomendável colocar um aquário com um volume superior a 200 litros sobre um móvel comum, simplesmente não pode suportar o seu peso. Deve ser lembrado que a massa do tanque com água e equipamento é um pouco maior que o deslocamento.
É melhor comprar um meio-fio com aquário em uma loja especializada. Normalmente, já está projetado para as cargas correspondentes.
Exame
Ao comprar, certifique-se de você precisa verificar o aquário para a ausência de:
- rachaduras;
- arranhões;
- salgadinhos;
- arranhões.
Você também precisa verificar se as costuras estão firmes e se a iluminação está funcionando. E não se esqueça de obter do vendedor o cartão de garantia do produto, caso a garantia seja prestada.
Fundo
Vamos começar a colar o fundo. Pode ser colado nas paredes posterior e final para que menos luz entre se o aquário estiver posicionado lateralmente à janela. Mas isso é feito a pedido do proprietário. É melhor escolher o fundo em cores naturais, para não incomodar e prejudicar os olhos. Um grande número de diferentes tipos de produtos está à venda - do mais simples ao 3D e um fundo volumétrico interno que lembra um habitat natural.
Primer e decorações
Em seguida, colocamos o solo e selecionamos as decorações para o aquário. É melhor escolher solo natural, sem o uso de corantes. O tamanho da fração do solo depende de quais peixes e plantas viverão no tanque doméstico.Se houver plantas artificiais disponíveis, seixos regulares variando de 30 a 70 mm podem ser usados. A altura da camada de solo é de até 30 mm. Se você pretende plantar plantas vivas, então o solo é usado misto e com pelo menos 40 mm de altura, para que as raízes das algas possam se fortalecer.
Em nenhum caso o solo de várias frações deve ser misturado, ele deve ser colocado em camadas: primeiro o menor, necessário para as raízes das plantas, depois o maior, para os peixes.
Para saber quanto é necessário, você pode usar a seguinte fórmula: o comprimento do aquário é multiplicado pela largura, depois multiplicado pela altura da camada, o valor resultante é multiplicado por um fator de 1,5, removemos os zeros e obtenha a quantidade em quilogramas.
Então começamos a decorar, instalando todas as pedras compradas, troncos e outras decorações. Antes de comprar decorações e algas artificiais, certifique-se de que são feitos de materiais ecológicos.para que a população do reservatório no futuro não sofra com produtos de baixa qualidade.
Equipamento
Em uma lagoa doméstica, sem falta os seguintes itens devem estar presentes.
- Filtro da bomba. O dispositivo de limpeza deve passar por si mesmo de 4 a 6 volumes do aquário por hora para que a água permaneça limpa e a população do reservatório tenha ar suficiente.
- Aquecedor com termostato. A potência é calculada de forma muito simples - um watt por litro.
O equipamento deve ser de alta qualidade, pois funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Preenchimento e conexão
Para encher o aquário, pode-se usar água comum das redes de abastecimento de água, mas primeiro é preciso deixá-la repousar por vários dias. Se isso não for possível, você terá que usar produtos de limpeza químicos. Para não erodir o solo, qualquer recipiente é instalado no fundo e a água deve fluir para ele. O tanque está completamente cheio de líquido, deve estar em temperatura ambiente (25-26 graus) para evitar condensação. Em seguida, conectamos o equipamento, plantamos plantas vivas e deixamos o reservatório por vários dias (de 7 a 9 dias). Durante este período, o reservatório começa a funcionar lentamente.
Verificamos por uma semana se há vazamentos, umidade ou manchas. A água é completamente misturada, saturada de ar, e o regime de temperatura desejado é definido no aquário. Agora está tudo pronto para a acomodação dos moradores. Depois de conferir, vamos ao pet shop ou ao mercado e compramos peixes, caramujos, etc. É melhor plantar em partes: primeiro o primeiro lote, dá tempo para se adaptar, e depois de 4-5 dias começa o resto. Na primeira vez (até 5 dias) para manter o bioequilíbrio dos peixes não vale a pena alimentá-los - não irá prejudicá-los.
Assim, podemos concluir que o aquarista iniciante precisa, além de dinheiro, ser paciente. O lançamento do aquário deve ser medido e sem pressa, e então, com alto grau de probabilidade, você pode contar com o sucesso deste evento.
A seguir, assista ao vídeo com uma master class sobre decoração e lançamento de um grande aquário.