Aquário

Aquários de 30 litros: tamanhos, quantidade de peixes e sua seleção

Aquários de 30 litros: tamanhos, quantidade de peixes e sua seleção
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Variantes de formas e tamanhos
  3. Como escolher?
  4. Onde instalar?
  5. Como equipar?
  6. Como começar?
  7. Como conter?
  8. Quantos peixes e que tipo de peixe você pode manter?

Um aquarista experiente está familiarizado com o axioma de que não há espaço extra dentro de uma jarra de vidro. Seus habitantes ficam felizes com a extensão e a oportunidade de brincar. Porém, um local nem sempre preparado para a colocação de um aquário tem grandes dimensões. Então, opções universais de estruturas de vidro com volume de 30 litros vêm em socorro.

Vantagens e desvantagens

Antes de adquirir um aquário de 30 litros, é preciso pesar os prós e os contras, para desmontar suas vantagens e desvantagens. Manter grandes aquários não é difícil, mas projetos com um volume pequeno exigem disciplina especial do proprietário.

Para começar, sugere-se considerar os méritos de um aquário de 30 litros.

  • O pequeno peso e as dimensões permitem que você instale o recipiente de vidro no local mais conveniente. Por exemplo, em uma mesa de cabeceira, uma mesa de centro e até mesmo em uma mesa.
  • O custo de um aquário com volume de 30 litros não atinge o orçamento familiar. O mesmo se aplica a equipamentos adicionais.
  • Comprar complexos vitamínicos essenciais e suplementos minerais será muito caro para os proprietários.
  • Facilidade de manutenção.

Quanto às desvantagens, as coisas são bastante difíceis com aquários pequenos.

  • Um pequeno volume suja rapidamente, o que requer uma troca semanal de água. Mesmo uma semana perdida pode afetar negativamente a saúde de seus peixes.
  • Alimente os habitantes do aquário dentro do razoável. Em nenhum caso você deve superalimentar criaturas escamosas. O regime ideal seria duas refeições diárias em pequenas porções.
  • Para manter a pureza da água, os restos de comida devem ser removidos imediatamente após a alimentação.
  • No verão, deve-se encher constantemente a água evaporada.
  • Em aquários de pequeno volume, é difícil manter um regime de temperatura e um processo de filtração de alta qualidade.
  • Mesmo com a manutenção ideal de um aquário de 30 litros, existe uma grande probabilidade de aumento na concentração de compostos nitrogenados na água.

Variantes de formas e tamanhos

A forma retangular do aquário é considerada um clássico. O equipamento necessário é convenientemente colocado nas paredes retas. Mais importante ainda, é muito fácil de manter. A principal vantagem dos aquários retangulares é em uma grande área de água superficial, o que garante a saturação mais rápida possível do líquido com oxigênio.

Aquários redondos não são muito procurados, embora sejam bastante comuns à venda. Claro, sua aparência é muito atraente, mas nem sempre é possível colocá-los corretamente. A estrutura deve ser visível de qualquer lado da sala. E para garantir uma visão abrangente, é muito importante que o vidro do aquário esteja sempre limpo. Uma desvantagem perceptível dos aquários redondos é a refração das formas, que distorce a visão dos habitantes do frasco de vidro.

Estruturas panorâmicas com parede externa curva apresentam um problema de visualização semelhante a um aquário redondo, a saber, a distorção visual da visão dos habitantes do frasco de vidro. Em geral, um aquário com uma parede frontal curva parece esteticamente agradável e moderno, idealmente combinado com qualquer interior de sala.

Hoje, em grande demanda são aquários cúbicos. Eles têm as mesmas vantagens dos designs retangulares, mas ocupam muito menos espaço. Uma vantagem importante dos tanques cúbicos são as paredes retas, nas quais os filtros e dispositivos adicionais são facilmente fixados.

O formato dos aquários em forma de torre ou coluna é extremamente raro em casa. Principalmente, eles são colocados em escritórios de recepção. Ocupam pouco espaço, mas conquistam o coração dos que os rodeiam com a sua altura, que pode chegar a 100 cm ou mais.

Os designs são elegantes e esteticamente agradáveis. É extremamente difícil manter um aquário assim. Até mesmo o processo usual de troca de água pode causar tombamento acidental da estrutura.

Como escolher?

Escolher o aquário perfeito pode parecer uma tarefa difícil. Mas se você seguir as regras de aquaristas experientes, poderá facilmente lidar com a tarefa.

Inicialmente, você precisa decidir sobre o tamanho do aquário. Mesmo um projeto de 30 litros pode variar em tamanho, por exemplo, ser estreito em comprimento e largura, mas alto. Ou tem um grande comprimento, mas uma pequena profundidade. Além disso, a profundidade é o principal parâmetro do projeto ideal de uma estufa para peixes. Para uma percepção correta do espaço interno, o indicador de profundidade não deve diferir muito dos parâmetros de altura.

O próximo fator de seleção é a forma da estrutura.

Para aquaristas iniciantes, é melhor começar com a opção clássica, ou seja, o recipiente retangular. E um profissional pode escolher um produto de vários formatos, seja uma estrutura poligonal ou um aquário com paredes curvas.

É muito importante prestar atenção ao material de que são feitas as paredes do aquário. Pode ser acrílico ou vidro. O material acrílico não é inferior em transparência ao vidro perfeitamente lavado, além disso, se distingue pela maior resistência e resistência ao estresse, mas, infelizmente, não pode se orgulhar de boa condutividade térmica. E com os cuidados indevidos, permanecem riscos em sua superfície, que só podem ser removidos por meio de polimento. É muito difícil riscar o vidro, mas não é fácil limpá-lo da sujeira, especialmente de dentro.Além disso, as estruturas de vidro pesam significativamente mais, razão pela qual muitos fabricantes se recusam a fazer aquários com paredes de vidro de grande volume.

É muito importante determinar com antecedência a localização da estrutura de vidro.... O material da moldura que pode suportar o peso pesado depende disso. Para modelos grandes, é necessária uma base de metal, e um aquário de 30 litros precisa de uma mesa de cabeceira de aglomerado ou MDF.

Uma atenção especial deve ser dada à tampa do aquário. Do lado construtivo, podem ser divididos em blocos de fábrica, articulados e deslizantes. Ao mesmo tempo, o sistema deslizante é o mais conveniente. Se necessário, um copo é empurrado para o segundo. Com este mecanismo é muito cómodo alimentar os peixes, limpar o aquário e deixar a água respirar.

Onde instalar?

É importante para os aquaristas novatos saberem que uma jarra de vidro com habitantes escamosos não deve ser visível na casa, mas ao mesmo tempo localizada em um local visível. Em princípio, você pode colocar um recipiente com peixes em qualquer sala, o principal é que ele não entre em contato com a luz solar direta. É melhor colocar o produto em um nicho sombreado longe da janela. Claro, os peixes precisam de luz forte, mas apenas durante o período de deficiência de vitaminas e desova. Uma lâmpada é usada como fonte de luz, o que não prejudica as criaturas vivas.

Os amantes de peixes devem se lembrar disso esses bebês não gostam de superaquecimento ou frio. Eles precisam de calor uniforme. É por isso não coloque o aquário perto de aparelhos de aquecimento.

A opção mais ideal para colocar um aquário seria o lado leste da casa. É lá que os animais do aquário poderão desfrutar do aconchego e conforto da sua casa.

Como equipar?

Escolhendo o formato certo para o aquário, é preciso pensar no equipamento.

  • Filtro. Pode ser interno e externo. Para um pequeno aquário com capacidade de 30 litros, uma unidade interior com capacidade de 25-40 W é o ideal. Um filtro mais poderoso criará grandes flutuações na água, o que pode estressar os habitantes do aquário. A unidade é instalada de acordo com as instruções do fabricante. O filtro deve ser enxaguado uma vez por semana com água do aquário para não perturbar o equilíbrio criado das bactérias.
  • Iluminação... O suporte da lâmpada já está instalado nos aquários de fábrica. Resta apenas comprar um elemento de iluminação. Ao escolher uma lâmpada, as necessidades das plantas devem ser levadas em consideração. Para vegetação despretensiosa, 0,3 W / litro de potência de iluminação é suficiente. O espaço do aquário requer lâmpadas LED e de iodetos metálicos. Ao contrário das lâmpadas incandescentes, elas não aquecem a água e produzem luz difusa.
  • Termômetro. Um item insubstituível em qualquer aquário. O dono da peixaria deve saber a temperatura da água a qualquer momento.
  • Aquecedor. O aparelho é utilizado principalmente no inverno, assim como em aquários onde vivem peixes que precisam de calor.
  • Compressor. Este é o equipamento mais importante de qualquer aquário. É ele quem contribui para a rápida saturação da água com o oxigênio, necessário às plantas e aos seres vivos.
  • Alimentadores. Com a ajuda deles, acabará por manter a água do aquário limpa, já que toda a comida estará no mesmo lugar.

Como começar?

A vida futura do aquário depende do correto arranque. Se você cometer um único erro, existe uma grande probabilidade de que bactérias benéficas não sejam produzidas no ambiente aquático.

Primeiro você precisa preparar o terreno. É um dos elementos importantes na disposição do aquário, pois contribui para a criação de um microclima especial. As camadas de primer contêm 90% das bactérias importantes. O solo de cascalho deve ser fervido em água salgada e o solo arenoso deve ser calcinado em uma frigideira. Em seguida, eles precisam ser peneirados. Depois que o aquário é enchido com água em 1/3, o solo preparado é colocado na água. Imediatamente, você pode criar uma composição irregular ou fazer uma camada uniforme.

O próximo passo para começar é decorar o aquário. Este é o momento em que seu dono pode conectar a imaginação e fazer uma composição inusitada. Então você pode preencher o espaço vazio restante no aquário.

Nesse caso, a água é a mais utilizada, mas antes de despejá-lo na peixaria, vários testes devem ser realizados para verificar os parâmetros do líquido... Se pelo menos um indicador não corresponder à norma, é necessária água defender por 12 horas... Isso é o suficiente para que todo o cloro evapore. E a água já assentada pode ser despejada, e então deixar o aquário cheio até o topo sozinho.

Após 3-4 dias, a água dentro da estrutura adquirirá uma tonalidade turva. Isso indica o início do processo de reprodução bacteriana. Depois de mais alguns dias, o líquido ficará transparente.

Depois que a água ficar limpa, você pode instalar o equipamento, filtro, compressor e aquecedor. Todos eles são fixados firmemente com ventosas no interior da estrutura de vidro. O último equipamento a ser instalado é um termômetro. Deve estar localizado em um local visível para o proprietário. O aquecedor está instalado em cerca de 24-25 graus, e o termômetro já mostrará o processo de aquecimento do líquido. Neste caso, a lâmpada não pode ser ligada. O aquário com o equipamento instalado fica sozinho por uma semana.

Após um determinado período de tempo, você pode começar a plantar plantas. Ao final do trabalho, é necessário acender a luz do aquário. É importante lembrar que a iluminação deve funcionar no máximo 8 horas por dia. Após o procedimento de plantio, o aquário deve ser deixado sozinho por 1-2 dias, e depois disso a casa preparada deve ser povoada com peixes.

Como conter?

O funcionamento adequado do seu aquário é apenas o começo. É importante para o proprietário do contêiner pré-prepare-se para a manutenção semanal do conteúdo da estrutura. Pode parecer que cuidar do aquário seja muito difícil, mas se você se acostumar, pode até curtir o processo.

Para efectuar a limpeza do interior do aquário terá de adquirir equipamentos especiais, nomeadamente uma rede para apanhar peixes, um sifão que permite limpar a sujidade e um raspador de alta qualidade para limpar a superfície interior do vidro.

O processo de limpeza do aquário em si consiste em 4 etapas:

  • limpar a camada de solo;
  • mudança parcial da água;
  • enxágue o equipamento do aquário;
  • vidros de limpeza.

Para evitar que os peixes fiquem estressados ​​com o processo de limpeza, você precisa transferi-los para outro aquário. Apenas para esses fins, é necessária uma rede de aterragem. O aquário adicional não precisa ser grande. O peixe terá que sentar-se nele por um período muito curto. Além disso, o tanque adicional servirá como abrigo temporário para peixes novos.

Assim que terminar de limpar o aquário, você pode devolver os habitantes escamosos a ele. Ao mesmo tempo, os peixes nem perceberão o procedimento de transplante e, portanto, não passarão por estresse.

Quantos peixes e que tipo de peixe você pode manter?

A etapa mais interessante do lançamento de um aquário é considerada a colonização do espaço aquático por criaturas vivas. Em grandes recipientes não há problemas com esse problema, mas com construções de 30 litros você terá que pensar um pouco. A principal diferença entre pequenos reservatórios é a impossibilidade de acomodar grandes peixes em grande número e outras criaturas vivas neles. Portanto, a preferência deve ser dada a pequenas criaturas escamosas.

Em um aquário de 30 litros, você pode preencher um cardume de molines ou espadas, composto por 10 representantes. O ideal é ter bagres na quantidade de até 5 peças, pois com espaço livre suficiente, eles vão se sentir confortáveis. Espinhos brilhantes proporcionam aconchego e tranquilidade, vivendo em um ambiente aquático em um rebanho de 10 indivíduos.

Os gouramis são um pouco maiores em tamanho, portanto não devem estar contidos em mais de 8 representantes. Mas 20 guppies fofos, adoráveis ​​e brincalhões irão compartilhar uma casa de 30 litros com grande prazer.

No entanto, a maioria dos aquaristas prefere misturar e combinar diferentes membros do ambiente do aquário. E para que não surjam conflitos entre os seres vivos, é importante conhecer as regras de combinação dos diferentes tipos de peixes. Assim, por exemplo, 5 farpas, 3 bagres e 10 farpas musgosas irão criar raízes bem em um aquário de 30 litros. Por um exemplo semelhante, 4 peixes-zebra, 10 guppies e 3 bagres são adequados um para o outro.

Além de peixes comuns, os aquaristas podem obter caracóis ou camarões. O principal é saber que para um recipiente de 30 litros, o número dessas criaturas não deve ultrapassar 10 peças. Sujeito a todas essas regras, acabará por criar um extraordinário mundo subaquático em casa.

As características do aquário de 30 litros são mostradas no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa