Violão

Afinação de treliça e pescoço em violão

Afinação de treliça e pescoço em violão
Contente
  1. Ajustamento
  2. Para que lado virar?
  3. Que deflexão deve haver?

A habilidade de afinar um violão é uma habilidade muito importante para uma pessoa que deseja dominar este instrumento musical.... Afinal, afinar e ajustar o braço, a tensão das cordas e, consequentemente, o som são enfrentados por todos os donos de guitarras. Cada vez sobre isso, entrar em contato com o mestre é um negócio problemático.

Ajustamento

Ajustar o braço de um violão não é um processo fácil, mas dominá-lo não é tão difícil. Você pode afinar um violão com suas próprias mãos, sem entrar em contato com especialistas. Freqüentemente, é necessário ajustar a tensão das cordas, pois quase sempre é necessária uma leve afinação. Além disso, a vida útil mesmo das cordas da mais alta qualidade e mais caras não é infinita. Portanto, durante a operação, eles perdem suas propriedades e devem ser substituídos periodicamente. Mas afinar um violão não termina com a escolha da tensão certa das cordas.

Também é necessário realizar a afinação da treliça do violão. O truss rod (truss rod) é colocado no braço do instrumento. É uma haste reta feita de metal, sua espessura é de aproximadamente 5-6 milímetros. A base da âncora permanece fixa, e a outra extremidade é equipada com um parafuso especial, graças ao qual a resistência da âncora é ajustada.

O próprio truss rod é simplesmente necessário para que o braço de um violão não dobre ou deforme.

Uma vez que a árvore pode mudar sua forma sob a influência de fatores externos, é necessário fortalecer a barra. O truss rod pode ser instalado no braço de uma guitarra de duas maneiras: sob o braço da guitarra ou na parte de trás do braço.Exatamente como o truss rod é instalado não tem muito impacto no alinhamento de um violão. A afinação da treliça permite alinhar o braço da guitarra, puxá-lo para cima, aumentá-lo ou abaixá-lo em relação às cordas.

A necessidade de ajuste pode surgir por vários motivos. O mais comum deles é mudar a bitola das cordas usadas. Se o novo conjunto de cordas do violão for mais grosso do que o antigo, a tensão será maior. Como resultado, o braço da guitarra se dobra aproximadamente da mesma maneira que o arco se dobra sob a influência da corda do arco nele. Se as novas cordas forem de calibre menor, a tensão será mais fraca, fazendo com que as cordas "cedam" e comecem a bater nos trastes.

Além disso, vários outros fatores afetam a tensão das cordas e o som de um instrumento musical. Por exemplo, mudanças extremas de temperatura ou umidade na sala onde o violão é armazenado, durante viagens, quando voam em aviões, e assim por diante.

E você também precisa se lembrar que se o instrumento for armazenado sem uma caixa especial, ele terá que ser ajustado com mais freqüência. Porque o impacto das condições externas será muito mais forte.

Para ajustar a treliça, você precisará usar uma chave especial para guitarra. É uma pequena ferramenta especializada. Pode ser feito em forma de cabeça ou hexágono. Mas o mais comumente usado chaves universais, que são apresentados simultaneamente por ambas as opções. Eles são muito mais confortáveis ​​e adequados para diferentes tipos de violões. O tamanho da chave pode variar. Graças ao seu uso, você pode definir a distância necessária entre o braço e as cordas.

Hoje, os fabricantes oferecem uma grande seleção de chaves de âncora:

  • boné;

  • hex;

  • para um instrumento com cordas de metal;

  • para instrumento com cordas de náilon.

Para que lado virar?

Antes de começar a ajustar o pescoço primeiro é necessário liberar a tensão em todas as cordas. Todas as âncoras modernas estão disponíveis apenas com roscas à direita. Nesse caso, a cabeça destinada ao ajuste pode estar localizada perto da cabeça do pescoço ou sob o deck superior. Independentemente de onde esteja localizado, existem certas regras de configuração que devem ser seguidas. Onde você precisa girar a chave depende do resultado a ser alcançado.

Se você girar o botão de ajuste no sentido horário com a ferramenta, a armação ficará um pouco mais curta e o braço se endireitará longe das cordas. Quando a chave é movida no sentido anti-horário, o braço dobra em direção às cordas do violão.

Você não precisa virar a noz muito de cada vez, cerca de um quarto de volta. Neste caso, é necessário tome cuidadode modo a não descascar os fios da âncora. Se isso acontecer, você terá que levar a ferramenta para a oficina. Também deve-se ter em mente que fazer um ajuste de treliça de guitarra afeta apenas a quantidade de deflexão do braço.

Que deflexão deve haver?

O pescoço não deve ser completamente reto. Com perfeita uniformidade durante a execução, as cordas tocam os trastes. Naturalmente, isso é inconveniente e afeta a qualidade do som do instrumento musical. É por isso que uma ligeira deflexão no meio do braço do violão é uma necessidade prática. Mas se houver uma deflexão forte, é necessário endireitá-la. Simplesmente não existe um conselho que sirva para todos os músicos sobre deflexão. Existem diretrizes gerais que todo músico experimenta por si mesmo. Tudo depende das preferências individuais de cada guitarrista, das características e qualidades individuais do violão e até mesmo do estilo de jogo. A decisão de levantar ou abaixar o braço em relação às cordas depende do tipo de deflexão e de quão confortável é para o guitarrista em particular.

Antes de começar a ajustar a treliça da guitarra, você precisa avaliar a deflexão do pescoço. Existem várias maneiras:

  • usando uma régua;

  • "visando";

  • prender as cordas.

Uma maneira é usar uma régua de metal regular. Deve ser longo o suficiente e naturalmente plano.... Deve ser aplicado com uma ponta nos trastes entre as cordas do violão. Nesta posição, você pode avaliar de forma rápida e fácil a suavidade do braço de um violão. Se um espaço vazio se formar no meio, isso indica que a âncora está enfraquecida. Se uma das pontas da régua de metal não se encaixa confortavelmente no braço de um violão, o tensor é apertado demais. Em vez de uma régua, você pode usar qualquer faixa de nível.

Outra maneira de determinar o quão achatado é o braço de um violão é é pegar um instrumento musical de cabeça para baixo e tentar "mirar"... Olhando dessa forma, você pode detectar a protuberância do pescoço e determinar sua direção. Se o desnível for insignificante, então é praticamente impossível detectá-lo por este método. Mas desta forma é possível estabelecer até que ponto estão os trastes.

Isso também é importante, porque em alguns casos, o ruído das cordas ocorre não devido a problemas com o braço do violão, mas devido ao fato dos trastes não serem uniformes. Se tal problema for observado, ele será resolvido substituindo ou realizando uma retificação.

O método mais rápido para verificar a quantidade de deflexão do pescoço é é necessário prender as cordas na primeira casa e onde o braço está preso ao próprio corpo do instrumento. Em seguida, você precisa verificar a distância entre a corda da guitarra e o topo da sétima casa. É neste local que a deflexão é máxima. Se a corda estiver na 7ª casa e não houver absolutamente nenhuma lacuna, o braço está perfeitamente plano ou há uma deflexão reversa. Portanto, o ajuste do truss rod deverá ser feito.

Os iniciantes não devem tentar ajustar o violão por conta própria para não danificar os fios e danificar o instrumento musical. Na primeira vez, você deve confiar o ambiente a uma pessoa mais experiente - e olhar para suas ações, estudar as instruções e todas as nuances e, em seguida, fazer o trabalho.

sem comentários

Moda

a beleza

casa