Violão

Afinação de violão

Afinação de violão
Contente
  1. Opções de ajuste
  2. Como usar o afinador?
  3. Como sintonizar de ouvido?
  4. Usamos outros dispositivos

Comprar uma guitarra é apenas metade do caminho para aprender a tocá-la, pois primeiro você precisa obter a afinação certa. Muitos iniciantes pensam que para afinar um instrumento de cordas, você precisa saber notação musical e ter um ouvido perfeito para música. No entanto, existem muitas maneiras simples de obter o som acústico em casa - com a ajuda de equipamentos especiais ou programas online e de ouvido.

Opções de ajuste

Se você se aprofundar no assunto, poderá encontrar um grande número de afinações diferentes para violão. Mas entre todas as variedades, três se destacam: standard, drop-action e open. Vamos dar uma olhada em cada um deles.

Padrão

Este grupo inclui não apenas a afinação clássica de um violão de 6 cordas (EADGBE), mas também outras, nas quais o princípio geral desta afinação é preservado. A afinação padrão é assim: a altura dos sons das primeiras quatro cordas tem um quarto de intervalo entre elas, e a quarta e a quinta são afinadas em uma quinta reduzida. Portanto, por exemplo, A afinação de guitarra DGCFAD também é padrão, tendo apenas a designação “D” na literatura de guitarra.

Drop D

Esta afinação das cordas repete quase completamente a estrutura padrão, apenas o som da sexta corda é diferente. É afinado 1 tom abaixo - no intervalo de uma oitava à quarta e da quinta à quinta. Graças a essa afinação, é mais fácil para um músico fixar acordes de quinta ao executar composições complexas. A afinação drop D é mais frequentemente usada para tocar metal.

Sistema aberto

Um método de afinação de guitarra bastante comum para músicos folk.A afinação difere porque não é afinada em intervalos de quartos ou quintas, mas nas etapas de um determinado acorde. Quando o violão está em afinação aberta, todas as cordas do violão produzem um acorde limpo conforme especificado pelo afinador.

Para cada tipo de afinação padrão, existe a possibilidade de baixar a afinação (baixar a afinação de um determinado). Para fazer isso, toda a escala é alterada para uma inferior ao padrão (por semitom ou tom).

Este método produz um instrumento mais baixo e pesado que é mais adequado para música rock.

O violão é um instrumento musical versátil que pode soar, ser arranjado e afinado de diferentes maneiras. Os violões podem diferir não apenas no tamanho, mas também no número de cordas que têm sua própria afinação padrão. Vamos dar uma olhada em várias afinações padrão de vários instrumentos que são variedades do violão.

  • Afine um violão de quatro cordas. Este instrumento é mais comumente conhecido como ukulele. O ukulele tem uma afinação incomum - todos os 4 sons se encaixam em uma oitava. A configuração padrão para um ukulele é GCEA.
  • Afine um violão de sete cordas. Um violão com tantas cordas atingiu um pico de popularidade entre os séculos XVIII e XIX. Foi muito procurada pelos ciganos, pelo que recebeu o nome de "Cigana". Hoje em dia, a maioria dos violonistas prefere o instrumento de 6 cordas, mas os amantes da guitarra cigana ainda podem ser encontrados. A afinação padrão de tal instrumento é menor: DGBbDGBbD. A afinação das 7 cordas "russas" é importante: DGBDGBD.
  • Afine um violão de 12 cordas. A peculiaridade dessa afinação é que as cordas são arranjadas aos pares. As seis cordas principais repetem a afinação do violão clássico de 6 cordas - EADGBE, e as cordas emparelhadas são afinadas de forma um pouco diferente: as duas primeiras são afinadas em uníssono com as principais e as outras quatro são uma oitava acima do par .

Como usar o afinador?

Após a compra, você pode tocar o instrumento afinado sem problemas, mas com uma execução intensa, as cordas se esticam, seu som muda para um mais grave. Este estado do instrumento é denominado frustrado. Nesse caso, é necessário colocar o violão na afinação correta. Para os alunos por conta própria, isso muitas vezes se torna um problema, pois eles não sabem como configurar o instrumento. Mas afinar um violão não é grande coisa com um afinador de violão sensível.

Ajustar a acústica usando um dispositivo especial ou um afinador online é a maneira mais fácil, rápida e de alta qualidade de colocar sua guitarra na afinação certa para tocar com facilidade. Os fabricantes criam uma grande variedade de sintonizadores diferentes, portanto, escolher um mais conveniente não será difícil.

O autoajuste de uma guitarra usando qualquer afinador online está disponível, mesmo para um iniciante - é necessário conectar um microfone e deixar o programa ouvir sucessivamente os sons das cordas do violão. Em caso de som incorreto em alguma corda, é necessário ajustar o som ao tom desejado por meio da cravelha apropriada, utilizando os recursos visuais do afinador (escala, flecha, cor do sinal ou som).

Se você não tiver um microfone, pode afinar a guitarra de ouvido usando o som produzido pelo afinador.

Outra forma de ajustar a acústica envolve a compra de um sintonizador compacto especial. Existem 2 tipos de dispositivos: para acústica e semiacústica. O primeiro dispositivo é equipado com um microfone que capta sons de guitarra sem captadores e fios. O segundo afinador, projetado para afinar o som de um violão elétrico, é conectado ao instrumento por meio de um captador com uma conexão jack convencional.

Para sintonizar usando o sintonizador, você precisa conectá-lo a um microfone ou console de som. Se a segunda opção for usada, o som será exibido no console de mixagem.Ao usar um clipe de afinador portátil (prendedor de roupa), você só precisa prendê-lo ao cabeçote do violão.

A tecnologia de afinação do instrumento usando o afinador é bastante simples - você precisa selecionar uma corda, extrair sons dela e torcer a cavilha correspondente até que o ícone de nota no visor fique verde (ou a seta alcance a marca central). Essas manipulações devem ser realizadas sequencialmente com cada string.

Como sintonizar de ouvido?

Este método não é o mais adequado para iniciantes, mas você definitivamente deve dominá-lo para não entrar em uma situação difícil na ausência de um afinador. Este método é usado por quase todos os profissionais que confiam em sua audição. Convidamos você a examinar mais de perto a técnica de configuração da afinação clássica de EADGBE.

Primeira corda

A afinação da guitarra sempre começa com a corda mais fina que toca as notas mais altas. Todas as outras tecnologias do método serão baseadas em seu som. Na primeira corda, você precisa afinar o som correspondente à nota E da primeira oitava. Isso pode ser feito de várias maneiras: tocando, por exemplo, uma nota semelhante em um piano afinado ou outro instrumento musical. E você também pode pedir ajuda a um diapasão - um dispositivo portátil muito conveniente na forma de um tubo que você sempre pode carregar como um chaveiro. Este apito emite uma nota "A" (A) de primeira oitava, em cujo tom você precisa afinar a primeira corda pressionando-a na 5ª casa. Quando aberto, ele tocará a nota E desejada.

O segundo

Deve ser afinado na nota B de uma oitava menor. O som afinado da primeira corda ajudará nisso. Pressione a segunda corda até a quinta casa e afine-a de forma que soe em uníssono com a primeira corda aberta. Depois de afinada, a segunda corda aberta soará como uma nota B limpa.

O terceiro

Há uma peculiaridade neste local - para afinação, a terceira corda é pressionada não na 5ª, como as outras, mas na 4ª casa. Ao pressioná-lo, você deve fazer o mesmo som com o segundo aberto. Uma terceira corda aberta produzirá um G.

Quarto

É sintonizado na nota Ré pressionando-o até a 5ª casa e soando da mesma forma na terceira corda. A afinação posterior da guitarra seguirá o mesmo padrão.

O quinto

Como a anterior, esta corda é presa na 5ª casa e afinada em uníssono com a 4ª. Seu som aberto é a nota A.

Sexto

A corda mais grossa é afinada da mesma maneira - presa na quinta casa e afinada em uníssono com o baixo anterior. A sexta corda também é um Mi, como a primeira, mas seu som é duas oitavas abaixo.

Usamos outros dispositivos

Além da afinação pelo afinador e pelo ouvido, há a afinação pelos harmônicos. Este método permite obter o máximo de precisão no som das notas. A técnica harmônica é uma forma incomum de tocar notas, em que as cordas não são presas na casa. Eles pressionam levemente o dedo esquerdo sobre uma determinada porca do pescoço. Ao puxar a corda, a técnica envolve a remoção simultânea do dedo dela.

Se os harmônicos forem puxados para mais perto da pestana, os sons são muito altos, em algumas cordas eles até ultrapassam o limite superior do violão, enquanto acima da 12ª casa, o som é igual ao de uma corda aberta.

Afinar o violão com os harmônicos é um pouco mais difícil, mas esse método treina adicionalmente o ouvido de um músico novato. Vamos examinar mais de perto esse método de configuração de um instrumento.

  • A 6ª corda é afinada em uníssono com o 1º harmônico aberto da 5ª casa.
  • A 5ª é sintonizada com o harmônico da sétima casa para coincidir com a 1ª aberta.
  • A 4ª corda no harmônico da 7ª casa deve soar em uníssono com a harmônica da 5ª corda na 5ª casa.
  • A 3ª é afinada através do harmônico da 7ª casa em uníssono com o harmônico da 4ª corda na 5ª casa.
  • O frasco da 2ª corda, quando tocado na 5ª casa, deve corresponder ao harmônico da 1ª corda na 7ª casa.

O vídeo abaixo mostrará como afinar um violão.

sem comentários

Moda

a beleza

casa