Como escolher o melhor violão para iniciantes?

É difícil encontrar uma pessoa que não goste de música. Dada a grande variedade de instrumentos musicais, todos podem encontrar aquele que mais lhe agrada para aprender rapidamente a tocar. Para muitos, esse instrumento é o violão. E não comum, mas acústico. Vamos tentar considerar quais são os melhores violões para iniciantes à venda hoje, como escolher um modelo realmente bom para um iniciante.


Requisitos primários
Em primeiro lugar, você precisa entender o que é acústica neste caso. Basicamente, é um instrumento de cordas dedilhado do grupo de guitarras que molda o som por meio de vibrações de cordas. E a ressonância de um gabinete vazio amplifica o som. Este acessório geralmente possui 6 cordas. Observe que existem 2 categorias de tais dispositivos:
- ocidental, onde cordas de metal são montadas;
- clássico, onde apenas cordas de náilon são usadas.
Em princípio, tudo é simples com os modelos clássicos - os elementos e o corpo são feitos de acordo com o mesmo princípio. Mas a segunda categoria de modelos é dividida em um grande número de subcategorias de acordo com vários critérios. Entre eles estão as dimensões dos corpos e pescoços, técnicas de fabricação e muito mais.


Esses modelos têm um som mais rico e sonoro. Isso é conseguido devido ao fato de que cordas de metal são usadas aqui. Esta será a melhor solução para quem está aprendendo a cantar com um violão ou a tocar uma palheta. O pescoço estreito facilita a aplicação da barra. Além disso, essa guitarra é adequada para quase todos os gêneros musicais. Embora várias peças soem incomuns em tal violão, o som das cordas de náilon será mais apropriado.
Este tipo de violão é uma ótima escolha para iniciantes. Sua única desvantagem é que será extremamente difícil para os dedos que não estão acostumados a tocar tal instrumento tocar cordas de metal.
Mesmo músicos experientes dizem que é melhor começar com o modelo clássico, à medida que você se acostuma mais rápido com o náilon.


Além disso, um violão deve ter esses parâmetros.
- Sem defeitos. O braço deve estar livre de curvatura, o produto não deve apresentar lascas ou rachaduras que possam afetar o som do instrumento. Este momento é especialmente importante para o tampo. Se estiver danificado, você definitivamente não precisa comprá-lo.
- Deveria gostar. Ninguém vai tocar um instrumento de que não goste. Além disso, estamos falando não apenas sobre a aparência, mas também sobre o som emitido.
- Som de alta qualidade. Ao usar uma guitarra, não deve haver ruído nos trastes e trastes. O dispositivo deve produzir um som claro e uniforme com muitos sobretons.
- A capacidade de se manter na linha. Você precisa tocar um pouco o violão, e se ele ficar chateado rapidamente, você deve se recusar a comprá-lo, porque tal fenômeno é inaceitável para um instrumento de qualidade.
- Fique confortável. Ao comprar um violão de suas mãos ou em uma loja, você precisa aguardá-lo por um tempo, segurá-lo em suas mãos. Não será supérfluo perdê-lo. Você deve prestar atenção à posição do corpo e das mãos, pois deve ser confortável segurá-lo.


Avaliação das melhores modelos
Agora vamos fazer uma pequena classificação de guitarras em várias categorias de preços, desde modelos econômicos até modelos premium.
Barato
Considerando os modelos baratos, gostaria de começar com o Colombo LF-3800CT SB. É um dos mais orçamentários. Pertence à categoria "Western". Possui 21 trastes. Outra característica interessante do Colombo LF-3800CT SB será a presença de um deck inferior feito de basswood. Esta é a marca registrada desta guitarra em particular.
Seu preço é de 4.000 rublos. A parte superior é pintada em uma cor chamada sunburst listrado. Falando em braço, ele é feito de mogno e complementado por uma escala de jacarandá. A massa deste modelo é de cerca de 2 quilos, as avaliações na Internet sobre ele são em sua maioria positivas.


Outro modelo interessante é chamado ENYA EA-X1. Esta guitarra também pertence à categoria ocidental. É interessante que o corpo do modelo proposto do instrumento da empresa ENYA seja feito de mogno. Acrescentamos que existe um padrão especial nos decks superior e inferior, bem como nas laterais, denominado KOA HPL. Para sua aplicação, o produto é processado por alta pressão. Os sintonizadores são feitos de aço preto e o braço é de mogno. O preço desta guitarra é de cerca de 13 mil rublos.
Uma característica interessante será a presença de uma caixa, um cinto, um conjunto de cordas e uma palheta que acompanham o instrumento. A guitarra em questão não difere em nenhum som especial. De acordo com as análises, podemos concluir que, de vez em quando, os usuários se deparam com cópias defeituosas. Por esse motivo, você deve ter cuidado ao comprar o modelo em questão.


Outra ferramenta barata a se observar é o YAMAHA F-310. É considerada uma das melhores do segmento para iniciantes. Uma das principais vantagens é o preço acessível - cerca de 10 mil rublos. Além disso, a marca também é importante aqui, porque a Yamaha é famosa por seus produtos de qualidade. O tampo aqui é feito de abeto, o que, segundo o fabricante, é também um fator que permite ao violão produzir um som excelente e transmitir até os melhores tons da melodia.
Também deve ser notado um design extremamente interessante, porque a profundidade do corpo e o comprimento da escala são menores aqui do que nos análogos. As laterais e o fundo são feitos de meranti, enquanto a escala é de jacarandá. Ao mesmo tempo, deve-se prestar atenção à especificidade do som da criação dos engenheiros japoneses. O modelo tem uma expressão séria de altas frequências, mas as baixas frequências são mal ouvidas. Se você tem ouvido para música, precisa procurar um violão de uma forma mais equilibrada. Os usuários observam que o peitoril inferior é alto e não pode ser totalmente retraído ajustando a âncora.


As vantagens do modelo incluem:
- preço baixo;
- bom acabamento;
- aparência legal;
- design pensativo.
Destacamos as desvantagens:
- frequências altas muito pronunciadas;
- a necessidade de cortar a sela.


Segmento de preço médio
Agora vamos falar sobre os modelos de categoria intermediária. E o primeiro que gostaria de citar é o FENDER CD-60S BLK. Seu custo é de cerca de 20.000 rublos. A parte superior é feita de abeto maciço, enquanto a parte traseira e as laterais são feitas de mogno. A moldura da guitarra é criada na forma de um "dreadnought". Este será um dos fatores de maior impacto no som. No braço você pode ver 2 dúzias de trastes, e o perfil tem bordas arredondadas. O fabricante afirma que o modelo é adequado para a execução de qualquer peça musical.
Observe o tom equilibrado da guitarra, que possui um número bastante grande de frequências médias. Dos momentos desagradáveis, distinguem-se as soleiras, que são feitas de plástico.


As vantagens do FENDER CD-60S BLK incluem:
- Pegadores de afinação em cromo;
- preço pequeno;
- formato pensativo do pescoço;
- Belo design;
- som equilibrado.
Seus contras serão:
- falta de cobertura;
- abeto como material para o convés superior;
- soleiras de plástico.


O próximo modelo do segmento médio - SIGMA 00M-15fabricado na China. Seu custo é de cerca de 30.000 rublos. Mas a guitarra se distingue por seu desempenho de alta qualidade. A soleira superior do referido modelo é em osso, e o tabuleiro superior em mogno maciço, assim como o tabuleiro inferior com concha. O uso desse material específico tornou possível tornar o som o mais uniforme possível. O pescoço também é feito do material mencionado. O instrumento da SIGMA é complementado com cordas de latão. Para a sua regulagem, cabem as cavilhas fundidas cromadas, que são colocadas simetricamente umas nas outras. Além disso, existe uma escala de 645 milímetros. A largura da porca aqui é pouco menos de 43 milímetros. Os trastes são indicados por pontos.
As vantagens do modelo incluem:
- porca de osso;
- ótimo som;
- fundidos cavilhas de afinação;
- corpo coberto com verniz transparente;
- boas cordas de latão incluídas.
A desvantagem é a falta de cobertura.


Outro modelo desse segmento que eu queria falar é o CRAFTER D-7 / N vale 31.000 rublos. Ele vem em uma caixa cinza. O violão em si é feito de madeira natural. Uma das razões do seu alto custo é que o deck superior aqui é feito de cedro maciço. O mogno também é usado aqui. Essa combinação de materiais permite um som viscoso interessante que envolve o ouvinte, por assim dizer.
O braço é estreito aqui, por isso você não pode ficar sem uma picareta. O violão também é equipado com um pickguard de jacarandá da Índia. A fixação aqui pode ser chamada de clássica - como uma "cauda de andorinha". A placa do corpo parece muito interessante, que cintila.
CRAFTER D-7 / N é feito na Coreia do Sul, a qualidade de construção pode ser descrita como muito alta.


Classe Premium
E vamos falar um pouco sobre um par de guitarras premium. Primeiro - GIBSON J-35 ANTIQUE NATURAL vale quase 150.000 rublos. Com esse dinheiro, você pode se tornar o dono de um instrumento bacana, onde a tampo superior é feita de abeto Sitka, e a parte traseira com parede lateral e braço é feito de mogno. Mas a escala é feita de pau-rosa. O braço recebeu 20 trastes, que são indicados por pontos.
A largura da porca é de 44 milímetros e meio. Curiosamente, há um mecanismo vintage de mola em forma de X e uma picape LR Baggs VTC.Os elementos são impregnados com um óleo especial, o que, segundo o fabricante, melhora muito o som.


O segundo modelo premium é o IBANEZ AE900-NT. Pertence a eletroacústica, o que significa que está equipado com um captador. Seu custo é de cerca de 230.000 rublos. Possui um pescoço de mogno e acabamentos de cetim, junto com porca de osso e escala de jacarandá. A propósito, a caixa de ressonância também é feita disso, porém sua parte frontal é feita de abeto Sitka. Os acessórios são cromados aqui.
A guitarra é completada com uma escala de 651 mm e captadores BANEZ T-bar, que são complementados por um pré-amplificador IBANEZ Custom. Esta guitarra pode ser considerada uma ótima combinação de boa eletrônica e materiais de alta qualidade.


Critérios de escolha
Algumas dicas definitivamente irão ajudá-lo na escolha de um violão. O que é importante considerar?
- Calcule seu orçamento corretamente. Claro, tudo aqui é individual, mas a decisão certa seria escolher primeiro uma opção barata ou um modelo do segmento de preço médio. Então, conforme você ganha experiência, pode adquirir um modelo melhor e mais caro.
- Decida o tipo de guitarra que você precisa. Aqui é necessário avaliar a conveniência do modelo. Mas se não houver preferências específicas para certas características, você deve comprar guitarras de sua preferência.
- Escolha o tamanho necessário. Você não pode se enganar aqui, porque violões são feitos em função da faixa etária das pessoas e de seu físico. Por exemplo, 4 por 4 é adequado para adultos, 4 por 3 para jovens e 2/4 e 1/4 para crianças. As duas últimas categorias praticamente não estão à venda.
- É necessário escolher o tipo certo de cordas. Cordas de metal não funcionam para guitarras normais. Eles geralmente são usados em acústica. Será mais fácil para um iniciante começar tocando cordas de náilon, mas cordas de aço são adequadas para pessoas mais experientes. Alguns músicos novatos puxam o metal imediatamente, não se arrependendo no futuro. Mas aqui você precisa se adaptar.
- Peça conselho a um amigo experiente. Não será supérfluo pedir conselho ao músico, pois ele lhe contará sua experiência com o uso de violões e também o ajudará a não topar com uma farsa.


Se a compra for feita sozinho, você deve ter o máximo de cuidado possível, se comunicar mais com os consultores do ponto de venda, inspecionar todos os elementos e, se possível, usar a ferramenta e brincar um pouco para entender o som que ela faz.
Para saber como escolher o melhor violão para iniciantes, veja o próximo vídeo.