Akita Inu

As nuances da educação e do treinamento de Akita Inu

As nuances da educação e do treinamento de Akita Inu
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como escolher?
  3. Criar um cachorrinho
  4. Treinamento Akita Inu
  5. Configuração de liderança
  6. Equipes de ensino em casa
  7. Praticar comandos básicos
  8. Um guarda nato e amigo leal

Akita Inu é uma antiga raça de cães japoneses. Um símbolo de amor, devoção e bondade. Estes cães são excelentes guardas, ao mesmo tempo que são muito gentis e afetuosos, adoram crianças. Eles são caçadores maravilhosos e, recentemente, estão se tornando cada vez mais vencedores de prêmios em exposições e competições.

Agressividade
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Muda
Alto
(Classificação 4 de 5)
Saúde
Abaixo da média
(Classificação 2 de 5)
Inteligência
Padrão
(Classificação 3 de 5)
Atividade
Muito alto
(Classificação 5 de 5)
Necessidade de cuidado
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Custo de manutenção
querido
(Classificação 5 de 5)
Barulho
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Treinamento
Duro
(Classificação 2 de 5)
Simpatia
Média
(Classificação 3 de 5)
Atitude em relação à solidão
Tempo moderado
(Classificação 3 de 5)
Qualidades de segurança
Excelente segurança
(Classificação 5 de 5)
* Características da raça "Akita Inu" com base na avaliação dos especialistas do site e no feedback dos donos dos cães.

Peculiaridades

Os cães Akita Inu podem ser descritos da seguinte forma:

  • negrito;
  • Forte;
  • decisivo;
  • Esportes;
  • destro;
  • resistente;
  • independente;
  • inteligente;
  • engenhoso;
  • obediente (com a abordagem certa).

Apesar do fato de que a raça existe há muitos anos, tornou-se popular graças ao famoso filme "Hachiko"... Foi depois de assistir ao filme que milhares de pessoas queriam o mesmo amigo leal para si mesmas. Mas não misture cinema e vida real.

Na verdade, o Akita Inu é uma raça muito peculiar. Portanto, para não se decepcionar com um amigo de quatro patas, antes de comprar um filhote, você precisa estudar cuidadosamente as características de seu caráter.

Como escolher?

Tudo começa com a escolha de um criador.É com ele que você obtém as primeiras informações sobre o seu futuro animal de estimação. Seus pais merecem um interesse especial: estude cuidadosamente todos os documentos, pedigree, consulte especialistas.

A melhor opção seria um cão de uma ninhada média com cachorros do mesmo tamanho. Bebês saudáveis ​​são divertidos, brincalhões e curiosos. À medida que envelhecem, esses animais tornam-se calmos e razoáveis.

Criar um cachorrinho

Cuidar dessa raça não é difícil, mas para educar o Akita Inu é preciso levar em consideração algumas dicas de treinadores de cães. O cão é muito perspicaz e sente instintivamente o que o dono quer dele. Tolera facilmente uma mudança de cenário. É ótimo tanto na cidade quanto na natureza. A educação deve ser consistente e durar a vida toda.

A independência e a espontaneidade do caráter do animal começam a se manifestar desde a primeira infância. O animal decide independentemente quando e como jogar, é quase impossível forçá-lo a fazer outra coisa.

A principal tarefa do dono é não deixar o Akita Inu sair do controle, usando apenas carinho, elogio e incentivo. A imagem de um cachorrinho fofo com um rosto sempre sorridente pode enganar muito.

O cachorro deve inicialmente conhecer e comunicar-se com todos os membros da família e outros animais, se houver, que vivam com ele no mesmo território. Este cão não tolera obediência, a comunicação deve ocorrer apenas em pé de igualdade. Akita Inu acabará por aprender a compreender e executar comandos com uma voz calma e uniforme.

Treinamento Akita Inu

A maioria dos proprietários desta raça afirma que não é treinável. No entanto, a opinião não pode ser tão inequívoca. É bem possível encontrar uma abordagem aos representantes desta raça milenar e criar o seu animal de estimação sozinho. E quanto mais cedo você começar a fazer isso, melhor será o resultado.

Você precisa começar a treinar Akita Inu de 2 a 2,5 meses de idade. Deve ser lembrado que o cão tem uma intransigência em seu sangue para com outros animais e estranhos. Para a adaptação social do cão, a habituação gradual e a comunicação constante são necessárias. Os primeiros seis meses de vida consciente de um filhote de cachorro são o período de formação da psique, a busca por seu lugar no mundo. Se desde o início você não mostrar ao filhote quem manda, ele se considerará o dono.

Akita-inu, como muitas raças orientais (e ela pertence a elas), é muito confiante em si mesma, tem um caráter sério e é muito importante ser uma autoridade para ela. Paciência e tato são as chaves para o treinamento bem-sucedido de animais.

Configuração de liderança

Akita Inu é quase um lobo. Ao lidar com um cão, você precisa ser capaz de manter a liderança e seguir as leis da matilha. Você precisa amá-la sem ambigüidades, mas ao mesmo tempo não permita contradições em seu comportamento.

Para que o cão se sinta líder no dono e o obedeça estritamente, você deve priorizar imediatamente:

  • o cachorro se alimenta depois que todos os membros da família comeram;
  • o dono deve entrar e sair em qualquer cômodo na frente do cão;
  • o cão deve saber seu lugar e dormir apenas nele - a cama do dono é um tabu para ele;
  • para se posicionar como líder, qualquer brincadeira com cachorro deve ser iniciada e terminada apenas pelo dono;
  • evite sinais de agressão por parte do animal (mesmo uma mordida aparentemente inofensiva).

Equipes de ensino em casa

Nem todo mundo tem a oportunidade de enviar um filhote a uma escola especializada em adestramento de cães. Porém, todo dono de um pequeno Akita Inu quer que seu cão seja obediente, saiba o máximo de comandos possível e seja socialmente adaptado. Depois de estudar a literatura relevante e consultar um adestrador de cães, você pode treinar um filhote de Akita Inu em casa.

O cão deve sentir a linha além da qual é impossível ir. Seu desejo de dominar, de se subjugar, deve ser imediatamente suprimido. Mesmo a guarda do proprietário é permitida apenas sob comando.Quando e de quem proteger este ou aquele objeto, é o dono que decide, não o cão.

Se o animal estiver nas mãos do dono, cuja autoridade está fora de dúvida, então um cão treinado e totalmente adequado crescerá do filhote. Mas você terá que monitorar constantemente o comportamento do Akita Inu, demonstrando sua liderança.

O nível de educação e auto-organização de um animal é determinado por seu comportamento em um local lotado e na ausência do dono. Ignorar ruídos estranhos e estímulos externos é desenvolvido gradualmente e por um longo tempo.

Praticar comandos básicos

Para ensinar comandos elementares a um filhote da raça Akita Inu, você deve ser paciente. Em nenhum caso você deve punir um cachorro. Os conselhos dos treinadores de cães ajudarão a treinar o animal corretamente.

Recomendações para dominar comandos elementares são fornecidas abaixo.

  • "Para mim!" É o comando mais essencial. O cão deve estar em um estado calmo (sem brincar, sem comer, sem dormir), chamar sua atenção dando um apelido. Recue alguns passos, repita o apelido, adicione a chamada "Para mim!" e mostrar um pedaço de queijo ou carne. Quando o cachorrinho vier correndo, elogie-o com sua voz, dê-lhe uma guloseima. Você precisa repetir as etapas de 6 a 7 vezes ao dia.
  • "ECA!" - esta habilidade é necessária para um cão, antes de tudo, para sua saúde. Se o animal o domina bem, nunca vai tirar comida das mãos de um estranho ou encontrada na rua. É preciso muita paciência para desenvolver uma equipe. Pedaços de comida devem ser espalhados no chão e o cão não deve ter permissão para comê-los enquanto pronuncia o comando. Em seguida, coloque a comida em uma tigela e permita.
  • "Sentar" - ficando ao lado do filhote e segurando uma guloseima em sua mão, chame sua atenção e dê um comando. Com a outra mão, gentilmente ajude o animal a se sentar e encoraje-o imediatamente. É necessário repeti-lo em todas as oportunidades para que o cão aprenda bem o comando.
  • "Mentira" - é quase impossível conseguir sua implementação pela primeira vez. O cachorro simplesmente não consegue entender o que se espera dele. Você precisa aprender usando a voz e a influência física. O exercício é executado com uma guia, que deve ser puxada para baixo enquanto pressiona a cernelha. Assim que o cachorro se deitar, recompense-o imediatamente com uma delícia.
  • "Esperar" - a equipe desenvolve resistência. Aproxime-se do cão com uma guloseima na mão, traga-a acima da cabeça do animal. Diga o comando, dê um passo para trás, depois volte e dê a guloseima. Akita Inu acabará por entender o que o proprietário deseja. A distância precisa ser aumentada o tempo todo.

Um guarda nato e amigo leal

O instinto protetor desta raça de cães é acionado exatamente quando há um perigo real. Os adultos nem sempre são generosos em mostrar seus sentimentos para com o proprietário, mas você não deve duvidar do amor deles. Restrição e equilíbrio são as características de seu nobre caráter.

A capacidade de se adaptar ao estilo de vida de seu dono torna o Akita Inu um companheiro muito conveniente. Para crianças pequenas, um cachorro pode substituir a babá. Para os jovens que levam um estilo de vida ativo e praticam esportes, ele se tornará um parceiro confiável no treinamento ou na caminhada.

Com representantes da geração mais velha, os cães se comportam com calma e moderação.

Os representantes desta raça não se caracterizam pela manifestação de emoções, mas não hesitem - o cão necessita do contacto com o dono. Mesmo que dentro dela tudo esteja fervendo de emoções, externamente pode não ser perceptível. Ao iniciar um filhote, você precisa estar preparado para que uma parte do seu tempo livre passe a pertencer a ele.

Para quem vai comprar um cachorrinho Akita Inu só para que seja uma cópia exata do herói do filme "Hachiko", uma coisa pode ser dita: Hachiko não é uma raça, mas sim uma criação. E você pode criar Hachiko de qualquer raça de cachorro.

Você pode ver mais detalhes sobre o treinamento inicial do Akita Inu.

sem comentários

Moda

a beleza

casa