Akita Inu

Shiba Inu e Akita Inu: Qual é a diferença?

Shiba Inu e Akita Inu: Qual é a diferença?
Contente
  1. Características das raças
  2. Comparação de personagens
  3. Diferenças na aparência
  4. Qual é melhor escolher?

Devido à sua aparência atraente e amigável, as raças japonesas Shiba Inu e Akita Inu são populares com quase todos os amantes de animais de estimação. À primeira vista, eles parecem iguais, mas isso é um equívoco profundo.

Claro, eles são semelhantes, mas um do outro se distinguem por traços de caráter, físico, origem, tamanho e, claro, vocação.

Este artigo fornece uma descrição detalhada e comparação de cada raça.

Características das raças

Shiba inu

Os cães desta raça são despretensiosos na alimentação e não requerem condições especiais de manutenção. Eles são bastante flexíveis e sempre agem de forma diferente dependendo das condições. Eles se distinguem por uma reação rápida e um instinto bem desenvolvido de autopreservação.

Muito curioso. Isso se deve ao fato de que precisam sempre explorar as pessoas e animais ao seu redor para se sentirem seguros.

No entanto, eles são acolhedores e amigáveis.

Eles têm grande inteligência e são capazes de sentir uma ampla gama de emoções.

Características distintivas da aparência:

  • cabeça larga com ponta pontiaguda, que lembra uma raposa;
  • olhos escuros amendoados;
  • pescoço grosso e poderoso com cernelha;
  • as mesmas costas largas e fortes;
  • o crescimento máximo dos indivíduos chega a 42 cm;
  • orelhas pequenas e triangulares que se inclinam para baixo;
  • peso máximo - 14 kg, peso médio - 10 kg.

Akita Inu

Indivíduos com até dois anos de idade são considerados filhotes. Essa é exatamente a raça de cachorro que requer atenção especial, criação e treinamento desenvolvidos desde o nascimento - só que com tudo isso o bichinho crescerá como um fiel companheiro.

Agressividade
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Muda
Alto
(Classificação 4 de 5)
Saúde
Abaixo da média
(Classificação 2 de 5)
Inteligência
Padrão
(Classificação 3 de 5)
Atividade
Muito alto
(Classificação 5 de 5)
Necessidade de cuidado
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Custo de manutenção
querido
(Classificação 5 de 5)
Barulho
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Treinamento
Duro
(Classificação 2 de 5)
Simpatia
Média
(Classificação 3 de 5)
Atitude em relação à solidão
Tempo moderado
(Classificação 3 de 5)
Qualidades de segurança
Excelente segurança
(Classificação 5 de 5)
* Características da raça "Akita Inu" com base na avaliação dos especialistas do site e no feedback dos donos dos cães.

Os adultos se comportam de maneira discreta, com moderação; às vezes, pode-se perceber uma certa cautela em seu comportamento, mas, ao conhecê-lo mais de perto, seu caráter amigável torna-se imediatamente aparente.

Desde a infância, esses cães se distinguem pela inquietação e brincadeira. - raramente entram em estado de agressão. As exceções são situações em que seu proprietário está em perigo evidente.

Os cães podem ser independentes em suas decisões. O representante desta raça particular estrelou o famoso filme "Hachiko: o amigo mais fiel".

A aparência de um cão pode ser descrita pelas seguintes características:

  1. uma grande cabeça que se parece com um triângulo rombudo;
  2. pequenas orelhas levantadas;
  3. um crânio bastante largo, o osso entre as orelhas é achatado, formando uma cavidade entre os olhos;
  4. os músculos do pescoço são bem desenvolvidos, o próprio pescoço é curto e grosso;
  5. peito largo;
  6. o comprimento médio da pelagem é de 5 cm, os pêlos da cauda são mais longos;
  7. o crescimento de um homem pode chegar a 71 cm, e de uma mulher - 61 cm, enquanto o peso médio dos representantes é de cerca de 35 kg.

Comparação de personagens

Essas duas maravilhosas raças de cães são tão semelhantes entre si que os criadores profissionais têm vários critérios pelos quais podem ser distinguidas.

Os principais são diferenças de temperamento.

  1. O fator disciplinar. O Akita Inu precisa dela menos do que o Shiba Inu. Os primeiros apegam-se ao dono pela receptividade e carinho. Para o último, a disciplina pode ser uma parte essencial do apego.
  2. Comportamento em situação de conflito. Quando isso ocorre (para cães, esta é uma ocorrência bastante comum), o Shiba Inu se limita a rosnar e a uma posição ameaçadora. A probabilidade de o Akita Inu correr para uma luta é bastante alta.
  3. Dominação. Existem mais indivíduos dominantes entre os Akita Inu do que entre os Shiba Inu. Estes últimos estão mais dispostos a fazer concessões e compromissos.
  4. Relacionamento com os filhos. Como o Akita Inu sempre tenta dominar, o representante desta raça tentará fazer isso no relacionamento com as crianças. Esses cães podem se dar mal com crianças menores de 8 anos. O comportamento do cão só pode ser corrigido com treinamento persistente. Além disso, eles podem ser vingativos com as crianças - eles podem se lembrar de um chute ou mordida descuidada de uma criança. Posteriormente, com certeza mostrarão agressividade com o bebê. Uma shiba inu pode se tornar uma boa "babá" e uma amiga fiel de uma criança. Esses cães sempre tentam se adaptar ao caráter e aos hábitos da família. Mas mesmo com eles é necessário realizar treinamentos, domesticando-os às freqüentes manifestações de afeto e de contato corporal.
  5. Critério de anexo. A raça Akita Inu é mais apegada ao dono do que o Shiba Inu, embora seja dependente dele. A atitude do Shiba Inu é mais parecida com apego e manutenção de uma "consistência" confortável em relação ao dono.
  6. Manutenção doméstica. O Akita Inu é um cão mais calmo e flexível, desde que bem treinado. Ela pode morar em um aviário ou em um canto reservado para ela com um travesseiro. Shiba Inu pode "intimidar", ela é propensa a fugas. Esse cão não tolera a vida em uma corrente, torna-se agressivo. Ela precisa de atividade física diária, caso contrário, roerá todos os móveis de casa. Mantê-la em uma corrente ou em um aviário só é possível com comunicação suficiente com o proprietário e fadiga física.
  7. Hábitos. O Akita Inu tem um forte instinto de caça.Por este motivo (se não compensar com o treino) o cão pode tornar-se mais agressivo. Shiba Inu tem mais hábitos de companhia. Ela é menos agressiva e precisa de mais treinamento para manter a disciplina, conforme mencionado acima. Devido ao seu carácter relativamente dócil e lúdico, é participante em vários concursos e exposições.
  8. Critério de resistência. Criadores profissionais notaram que a raça Siba Inu é mais resistente que Akita Inu.
  9. Relações com outros animais de estimação. Shiba Inu não se dá bem com gatos, pássaros e roedores. Akita Inu é muito mais democrático em relação a outros animais de estimação.

Mas essas raças de cães têm hábitos semelhantes.

Por exemplo, ambas as raças não toleram alimentos pesados ​​e gordurosos, visto que originalmente viviam apenas no Japão, e sua dieta usual incluía frutos do mar, arroz e até vegetais. Alguns alimentos de alto teor calórico podem causar alergias, mas eles não são exigentes em relação à comida.

Diferenças na aparência

Na maioria das vezes, ambas as raças são descritas quase da mesma forma, mas isso não é totalmente correto. Criadores profissionais e alguns criadores de cães amadores podem imediatamente diferenciar as duas raças.

A primeira diferença que chama a atenção é a diferença no tamanho dos representantes dessas duas raças.

Akita Inu é mais alto e maior do que Shiba Inu.

Isso deve ser levado em consideração por aqueles que escolhem qual das duas raças obter. Se o Shiba Inu puder morar em um cômodo pequeno, o Akita Inu se sentirá mais confortável em uma casa particular com um grande território. Isso se deve ao fato de que um cão maior requer um habitat maior.

Capa de lã. A raça Akita Inu tem uma pelagem mais espessa e uma pelagem adicional fofa. O casaco do Shiba Inu não é tão grosso.

Se para a primeira raça é necessário pentear apenas uma vez por semana, para a segunda deve ser feito quase que diariamente e com o auxílio de um pente especial, que possui uma capa impermeável no desenho.

Existem diferenças perceptíveis entre as duas raças e na cor.

Akita Inu é branco, vermelho com manchas brancas no peito e nas pernas, ou branco e vermelho com um tom de tigre, e Shiba Inu é vermelho, gergelim, gergelim e até preto.

Qual é melhor escolher?

Para famílias com crianças, como mencionado acima, o melhor é escolher a raça Shiba Inu.

Akita Inu pode ser um bom companheiro para pessoas ativas que amam o trabalho diário.

A sua tenacidade vai bem com a necessidade de treino diário desta raça.

Pelo menos uma vez por semana, você deve permitir que seu cão ande sem coleira. As caminhadas normais devem ser feitas de manhã e à noite durante 1 hora.

Se o dono adora gatos, mas mesmo assim decidiu comprar um cachorro, então é melhor escolher a raça Shiba Inu.

Este cão é carinhoso, limpo e amigável. Em geral, seu personagem é semelhante ao da maioria dos gatos. Apesar de sua inquietação e entusiasmo, esses cães são bastante limpos.

Akita Inu é adequado para líderes - um representante desta raça não obedece a uma pessoa fraca. Às vezes acontece que, de todos os membros da família, o cão escolhe seu próprio dono.

Shiba Inu adora caminhadas ativas ao ar livre e jogos. Por isso, para quem adora caminhar, esta raça será a melhor.

A raça Akita Inu deve ser iniciada por uma pessoa que tenha tempo livre suficiente para cuidar dele de forma plena e minuciosa, já que tal cão requer muita atenção.

Em geral, os criadores notam o fato de que o Shiba Inu é mais difícil de treinar do que o Akita Inu.

Vale ressaltar que ambas as raças não toleram climas quentes e preferem clima frio.

Para concluir, gostaria de mencionar que a nutrição e o treinamento adequados para ambas as raças são a base de sua saúde mental. Por esse motivo, o principal critério é o cuidado de qualidade para animais de estimação.

Você pode assistir o vídeo abaixo sobre os cães Shiba Inu e Akita Inu.

sem comentários

Moda

a beleza

casa