Como faço para usar uma caneta 3D?
Existem muitos gadgets incríveis por aí agora para desenvolver a criatividade, criar peças exclusivas ou se divertir em seu tempo livre. Um desses dispositivos é uma caneta 3D. Muitas vezes, é comprado para crianças como um brinquedo educacional. Eles também são usados por artistas, designers e outros representantes de profissões criativas.
Preparação
Antes de começar a usar o dispositivo, você precisa se preparar para o trabalho. Cada caneta vem com um manual de instruções que deve ser lido com atenção. O local de trabalho deve ser espaçoso o suficiente e livre de itens desnecessários. Os consumíveis são colhidos na quantidade certa para que não acabem repentinamente durante a operação.
Ao criar figuras volumétricas, você precisará de espaço livre suficiente acima da superfície de trabalho, já que terá que levantar as mãos durante o trabalho. Movimentos encadeados irão deformar as linhas e a figura como um todo.
Os modelos atuais de canetas 3D têm um formato especial que os torna confortáveis de segurar na mão, e o processo de criação de um produto se assemelha ao uso de uma caneta normal. Muitos dispositivos possuem um display que mostra a taxa de alimentação do consumível, a temperatura operacional e outras informações.
Independentemente da funcionalidade de cada modelo, todos os gadgets são equipados com um conjunto de elementos básicos.
-
Botão para alimentar fios de plástico no elemento de aquecimento. Ele está localizado na parte superior da caixa. Existem duas opções de venda - canhotos e destros. No primeiro caso, o botão estará localizado sob o dedo indicador, no segundo - sob o polegar. Na maioria das vezes, essa tecla terá que ser pressionada durante a operação.
-
Se for necessário remover o plástico do dispositivo, pressione o botão "voltar". Via de regra, ele está localizado próximo ao botão de alimentação. Para que a chave funcione, você precisa mantê-la pressionada por alguns segundos.
-
O usuário pode alterar as taxas de alimentação de matérias-primas consumíveis. Os modelos equipados com nanotecnologia suportam até 6 velocidades. Ajustar o fluxo e a temperatura permite criar diferentes elementos - desde peças pequenas a grandes.
-
Existe outro botão importante na parte superior, que é responsável pela temperatura. Ele está localizado próximo ao display. A tecla menos diminui a temperatura e a tecla mais aumenta. Quando você pressiona dois botões ao mesmo tempo, o gadget ativa o modo de seleção de plástico. Cada tipo tem sua própria temperatura.
-
O último elemento básico é a tela. Ele exibe todas as informações relevantes durante a operação. Com sua ajuda, ocorre o controle e o ajuste dos modos.
-
Para evitar o superaquecimento, os fabricantes implementaram uma função de proteção no gadget. Se você não usá-lo por dois minutos, a alça entrará no modo de hibernação e será ativada somente após o pressionamento de qualquer uma das teclas.
Por onde começar?
Usar uma caneta 3D é fácil, mesmo se a pessoa não tiver experiência com esses dispositivos.
O início do fluxo de trabalho é assim.
-
O cabo é verificado quanto a defeitos.
-
O dispositivo funciona através de um adaptador, deve ser conectado à rede elétrica e ao próprio gadget. Um conector adequado está localizado na parte mais larga do corpo, próximo ao orifício de alimentação de plástico. Agora o gadget está pronto para uso e aguarda comandos do usuário.
-
Defina a temperatura desejada com antecedência, ajustando-a com as teclas marcadas "-" e "+". Para cada tipo de plástico, você precisa definir o modo apropriado. Você pode descobrir a temperatura necessária nas instruções ou no site do fabricante de consumíveis.
-
Agora o cabo precisa ser aquecido com a chave, que é responsável pelo abastecimento do plástico. O fusor começará a aquecer. A tela exibirá imediatamente o valor da temperatura por meio de uma fração. O primeiro número mostrará a temperatura em tempo real, e o segundo mostrará o modo de configuração. O elemento aquece em cerca de um minuto.
-
Agora o fio da cor desejada é colocado dentro. Para manter a linha reta, sua borda deve ser cortada. Pressionando o botão "avançar" ou "alimentar", você precisa segurar o plástico rígido até que ele derreta e saia na forma de um fio.
-
Isso conclui a preparação e você pode prosseguir para a criação de produtos e figuras. No final do processo de trabalho, é aconselhável retirar o plástico do aparelho.
Como desenhar corretamente?
Poucos segundos após pressionar o botão de alimentação, o material começará a sair. Desde que o fio seja quente e elástico, ele deve ter o formato desejado. Quando definido para velocidade média, o plástico endurece rapidamente, mas o plástico quente pode ser moldado à mão sem o risco de queimar.
Com uma alta taxa de alimentação e ajuste de temperatura, o plástico permanecerá macio por mais tempo, mesmo quando for pintado ao ar. Se precisar acelerar o processo de endurecimento, basta soprar na linha. Para usar o gadget da maneira mais conveniente e simples possível, você precisa usá-lo com a maior freqüência possível.
E para se acostumar com isso, serão necessárias várias sessões. Os usuários se acostumam rapidamente a trabalhar com canetas 3D, escolhendo a velocidade e a temperatura ideais para criar produtos exclusivos.
O plástico não adere ao papel de escritório padrão, por isso pode ser usado como fundo. Antes de iniciar o desenho, a superfície de trabalho é limpa, desengordurada e enxugada completamente. É aconselhável usar uma base rugosa.
É proibido tocar no bico de metal durante a operação e por algum tempo depois dela. Este elemento fica muito quente, então você pode facilmente se queimar. O resto das peças, incluindo os botões e a caixa, não aquece. O resfriamento até uma temperatura segura no modo de economia de energia leva de 5 a 10 minutos e a taxa de aquecimento depende da temperatura ambiente.
Antes de começar a criar formas complexas e tridimensionais, você deve praticar em elementos simples. Uma caneta 3D moderna será um presente maravilhoso para as crianças, o principal é ensinar a criança a usar o aparelho corretamente. Também é importante levar em consideração a idade do bebê ao comprar um dispositivo.
Imagens unidimensionais
Fazer objetos 1D será uma ótima prática antes de passar para o próximo nível. Fabricado com uma ou várias cores sobre uma superfície horizontal. Antes de iniciar o trabalho, um papel de desenho ou uma folha de papel é colocado sobre a mesa. E você também pode fazer um desenho no papel e incorporá-lo, desenhando ao longo das linhas com a ponta da caneta e o plástico da cor desejada carregada nela. O objeto acabado pode ser colocado, girado na direção desejada, combinado com outros elementos ou usado de qualquer outra forma.
Usando este método, você pode fazer o seguinte:
-
pequenas figuras;
-
pingentes;
-
brincos;
-
broches;
-
Decorações de Natal;
-
elementos de decoração.
E também com a ajuda de uma caneta 3D, você pode decorar molduras, espelhos e outros itens de interior, cobrindo-os com estampas ou rendas feitas de fios de plástico.
Formas 3D
Agora que os objetos unidimensionais são obtidos rapidamente e sem muito esforço, você pode começar a fazer elementos mais complexos e expressivos. Para começar, é aconselhável fazer qualquer figura estereométrica. Pode ser uma pirâmide, um prisma volumétrico ou algum outro objeto.
Para fazer uma pirâmide volumétrica, você precisa desenhar um quadrado no papel, circulá-lo com plástico e desenhar os fios pelos cantos, prendendo-os no topo. Durante o desenho, as linhas precisam ser ligeiramente inclinadas para que, quando secarem, fiquem na posição desejada. Para obter um prisma, arestas verticais são conectadas na extremidade, resultando em uma face superior.
As habilidades adquiridas no desenho de imagens unidimensionais certamente serão úteis na criação de elementos mais complexos. Depois de desenhar as pirâmides e prismas, você pode passar a fazer formas que combinam várias cores e texturas.
E também com a ajuda de uma caneta 3D, você pode criar maquetes de casas, chalés e outros prédios. Essa ferramenta será útil para arquitetos e designers ao criar layouts de trabalho. Eles parecem apresentáveis, mas são feitos de forma rápida e fácil.
Antes de pintar com plástico colorido no ar, é necessário adquirir experiência na criação de vários tipos de alicerces. Para maior comodidade, no processo de trabalho, você pode usar uma lâmpada velha ou um recipiente de plástico sob a conhecida iguaria surpresa Kinder. Ao cobrir a base com linhas fundidas de plástico, muitos elementos úteis e interessantes podem ser feitos.
Por exemplo, com base em uma lâmpada elétrica, você pode fazer uma fruta de formato semelhante na forma de um abacaxi ou pêra.
Artesãos experientes criam verdadeiras obras de arte. O artesanato é altamente valorizado e resultados surpreendentes podem ser alcançados combinando diferentes técnicas e cores. Com bastante experiência, você poderá decorar sua casa com caixões, vasos, estandes, molduras e outros elementos caseiros.
O uso regular da caneta 3D desenvolve:
-
habilidades motoras;
-
criativo;
-
Habilidades criativas;
-
coordenação de movimentos.