O que é uma caneta 3D e como escolher uma?
Hoje em dia, você dificilmente surpreende alguém com uma caneta 3D, porém, até hoje, muitos a consideram apenas um brinquedo. Isso não é inteiramente verdade. Tentaremos dar uma descrição deste gadget, dizer em quais áreas ele é usado e ajudá-lo a escolher o melhor modelo.
O que é isso?
Dois caras da América tiveram a ideia de criar uma caneta de desenho aditiva. Aconteceu quando sua impressora 3D quebrou exatamente quando eles precisaram consertar um pequeno defeito em um produto já acabado. Como resultado, o primeiro protótipo de uma caneta 3D moderna foi montado. Para atrair investimentos financeiros, este projeto foi apresentado na plataforma de crowdfunding Kickstarter. De repente, ele recebeu uma grande resposta, e já em 2012, começou a produção em série de novos gadgets com o nome de 3Doodler.
Visualmente, a caneta 3D parece a bidimensional mais comum, mas um pouco maior. Ele permite que você pinte camada por camada e crie objetos 3D diretamente no ar. Pode ser qualquer coisa - maquetes, cópias em tamanho reduzido de produtos reais, peças de reposição e muito mais.
O resultado é limitado apenas pela imaginação do operador e pelas habilidades de trabalho com a ferramenta.
Claro, em termos de desempenho, uma caneta 3D é significativamente inferior a uma impressora 3D. Ao contrário deste último, ela não pode criar formas complexas. No entanto, o dispositivo tem uma lista impressionante de vantagens.
- Pequenez - os aparelhos modernos pesam na faixa de 40-50 g, para que até as crianças possam segurá-los nas mãos.
- Compacidade - o design ergonômico permite que você leve a alça com você nas férias. Além disso, permite a criação de modelos mesmo nas áreas de difícil acesso.
- Variabilidade dos hábitos alimentares - os aparelhos mais modernos estão equipados com baterias, o que permite trabalhar em locais onde o acesso à rede é limitado.
- Preço - é um argumento significativo a favor de uma caneta 3D. Com toda a semelhança de funcionalidade com uma impressora 3D, o custo de uma caneta é muito mais barato.
Com a caneta aditiva, a criança melhora a motricidade manual. Essas atividades contribuem para o desenvolvimento do pensamento fantasioso, espacial, imaginativo e abstrato. A criança recebe a habilidade técnica de criar brinquedos volumosos de forma independente. Essas aulas podem ser atribuídas com segurança à orientação no início da carreira.
Visualizações
Existem dois métodos básicos de impressão volumétrica de impressão 3D com uma caneta - frio e quente. Como resultado, os próprios dispositivos são chamados de frios ou quentes.
Quente
O mecanismo de operação é baseado no uso de matérias-primas poliméricas, que derretem durante o processamento e se transformam em um fio fino. Sob a influência do resfriamento natural, ele se solidifica e forma um padrão. O mesmo plástico é usado em impressoras 3D.
Este é um dispositivo simples. No entanto, deve-se ter em mente que durante o processo de impressão, a cabeça de trabalho aquece até uma temperatura de 200 graus.
Portanto, é muito importante respeitar as regras de segurança, as crianças devem trabalhar exclusivamente sob a supervisão de adultos.
O corpo das canetas quentes 3D é feito em forma de um manipulador ergonômico que cabe facilmente na palma da sua mão. A cor do produto acabado pode ser variada substituindo-se as hastes de plástico de uma cor por outra. Outros benefícios das canetas quentes incluem:
- a capacidade de desenhar tanto no espaço quanto em uma folha de papel - neste caso, os estênceis estão incluídos no conjunto;
- ergonomia de operação bem pensada;
- uma ampla gama de consumíveis;
- custo democrático;
- colorido e durabilidade dos produtos acabados.
Frio
Canetas 3D Cold usam resinas baseadas em fotopolímeros em seu trabalho; um mecanismo de aquecimento não é fornecido aqui. Esses modelos geralmente são escolhidos para crianças. O material está sendo alimentado. e então é retirado na mesma forma e consistência. A cura é realizada por exposição à luz ultravioleta.
Entre as vantagens estão:
- trabalho silencioso;
- falta de elementos quentes;
- uma ampla gama de consumíveis;
- a presença de uma bateria que fornece operação autônoma.
As desvantagens incluem:
- preço alto (claro, nas lojas você pode comprar gadgets com preços acessíveis, mas sua qualidade e desempenho são significativamente inferiores às opções quentes);
- maior, em comparação com gadgets quentes, tamanhos, nem sempre é conveniente segurá-los na mão de uma criança;
- cheiro químico durante o trabalho;
- os artesanatos têm tons opacos;
- a exposição à luz ultravioleta em grandes quantidades pode ser perigosa para os olhos do usuário.
Consumíveis e componentes
Os consumíveis variam de acordo com o tipo de dispositivo 3D. Portanto, apenas as variedades de plástico semelhantes a fios são adequadas para os quentes. Para os frios, resinas líquidas especiais são necessárias nos cartuchos, que endurecem sob a influência de um emissor de UV.
Vários tipos de plástico são usados para trabalhar com uma caneta 3D quente.
- ABDÔMEN. Este plástico multicolorido é feito de produtos petrolíferos refinados, por isso exala um odor químico perceptível durante o uso. Dentre as vantagens, pode-se distinguir a facilidade de extensão, de modo que mesmo crianças pequenas podem usar esses fios.
- WATSON. Este é um tipo de plástico ABS, que se distingue por uma estrutura translúcida. Se você adicionar corante, terá os efeitos visuais de um doce. É um material plástico e macio, a partir do qual podem ser feitos os mais pequenos detalhes. No entanto, ele retém sua plasticidade mesmo após o resfriamento, portanto, mais plástico é necessário para criar modelos estáveis, e isso aumenta significativamente o custo de trabalho.
- PLA. Um tipo de plástico mais ecológico, feito de produtos vegetais (amido de milho, soja).É atóxico, não pegajoso e está disponível comercialmente. Porém, o material é bastante denso e resistente, por isso muitas vezes surgem dificuldades no trabalho.
- PCL. O plástico mais seguro para canetas aditivas. Ele se distingue por um baixo ponto de fusão, de modo que mesmo os usuários mais jovens podem trabalhar com ele. Normalmente, esse material é adequado para canetas 3D com uma bateria embutida; a vantagem indiscutível dos filamentos é a sua compatibilidade ambiental e biodegradabilidade. No entanto, esse tipo de plástico é o mais caro.
É importante ter em mente que diferentes variedades de canetas aditivas suportam diferentes tipos de plástico. Alguns podem trabalhar apenas com ABS, os recursos técnicos de outros fornecem o uso apenas de PLA e PCL. Portanto, ao escolher os consumíveis, é fundamental levar em consideração as recomendações do fabricante.
Os modelos 3D do tipo frio usam tinta à base de polímero. Em comparação com o plástico, eles diferem em características de desempenho mais amplas. Eles se distinguem pela plasticidade e multicoloridos. No varejo, você pode comprar modelos com propriedades magnéticas, bem como polímeros que podem mudar de tonalidade dependendo das condições externas.
Fabricantes populares
Oferecemos uma pequena visão geral dos modelos de caneta 3D mais populares. A classificação é baseada em comentários de usuários.
3Dali Plus Comics Dadget. Se você quer comprar o mais barato, mas ao mesmo tempo um conjunto de pintura volumétrica de alta qualidade e produtivo, este modelo será a melhor solução. A sua vantagem reside no facto de trabalhar com três tipos de plástico, para que cada um possa escolher a opção certa para si, tendo em conta as tarefas e possibilidades de orçamento. O kit inclui um conjunto de consumíveis, portanto, a princípio, você não precisará comprá-los separadamente. Protetores de dedo são fornecidos para crianças pequenas para evitar queimaduras. Há estênceis para pintura, além de um estande. O custo desses modelos é de 1,5 mil rublos, esta opção é ideal como um presente para as crianças.
- Caneta 3D MyRiwell RP200B. Esse aparelho, por outro lado, é um dos mais caros. Ela imprime em plástico PLA ou PCL, que também são caros. Esses filamentos têm um ponto de fusão mais baixo. O gadget é adequado para os criadores mais jovens.
Alimentado por bateria. Sua carga é suficiente para 2 horas de vida útil contínua da bateria, portanto, você pode levar a caneta com você em viagens. Com o não uso prolongado, ocorre um desligamento automático. Das deficiências, eles notam a ausência de estênceis no kit. Esta é uma desvantagem óbvia em comparação com o primeiro produto.
Porém, se o fator ambiental vier para você, o modelo será a melhor solução.
- Caneta cacto 3D CS-3D. Esta caneta 3D funciona com filamentos ABS e PLA, o conjunto inclui 3 blocos de cores diferentes, com 40-50 cm de comprimento. O dispositivo funciona com energia da rede elétrica. Há um suporte para proteger a superfície de trabalho do contato com o dispositivo quente. O ponto de fusão mínimo do dispositivo é de 70-75 graus, portanto, há pouco risco de queimadura para o usuário.
- Caneta 3D MyRiwell RP100A. Uma das canetas mais populares, você pode comprar para crianças de 7 a 8 anos de idade. Suporta apenas fios ABS, vem com três conjuntos de tons diferentes. Alimentado por uma fonte de alimentação padrão de 220 V. Existem três configurações de velocidade de derretimento, para que você possa manter seu desenho sob controle. No entanto, o ponto de fusão neste caso é bastante alto, portanto, deve-se tomar muito cuidado durante o trabalho. O uso por crianças é permitido apenas na presença de adultos.
- Caneta 3D 3Doodler. Uma das canetas mais caras, mas que justifica totalmente o seu custo e tem um alto desempenho. O conjunto inclui duas embalagens de plástico ecológico de diferentes tonalidades.Um livro de treinamento e um conjunto de estênceis desenhados à mão estão incluídos para os usuários. Observe que o modelo possui uma ponta de aço. Quando derretido, fica muito quente, por isso as crianças devem ter muito cuidado ao criar artesanatos volumosos.
Funciona via usb, este modelo é móvel e você pode levá-lo com segurança em uma viagem.
- Caneta Funtastique ONE 3D. O modelo compacto é ideal para crianças de 6 a 7 anos, mas os adultos também vão gostar. O fabricante a criou de forma que tanto destros como canhotos pudessem usar a caneta. Suporta duas opções de plástico - ABS e PLA. O pacote inclui 10 m de plástico, com o qual você pode testar o dispositivo. Claro, você terá que comprar consumíveis mais tarde, mas eles estão disponíveis em qualquer loja especializada. O design fornece seis modos de alta velocidade de alimentação de material. O manípulo é ligado à rede, a transição para o nível de temperatura de funcionamento não demora mais do que 2 minutos. Se o dispositivo não for usado por 90 segundos, ele desligará automaticamente e entrará no modo de espera.
Dicas de Seleção
Ao escolher uma alça, deve-se ter em mente que, em primeiro lugar, o dispositivo deve ser o mais conveniente possível. As versões mais modernas são dispositivos em miniatura com diâmetro não superior a 20-30 mm. Isso permite que você trabalhe por muito tempo sem se sentir cansado. Isso é especialmente importante para iniciantes. Canetas frias são geralmente maiores do que canetas quentes, uma vez que as últimas são projetadas com um cartucho embutido. O comprimento dos modelos à venda varia de 17 a 19 cm.
É importante escolher o peso correto do produto. Na maioria dos casos, os fabricantes produzem modelos com peso de 35 a 65 G. Por exemplo, se for comprada uma caneta para uma criança de 5 a 6 anos, é melhor dar preferência a aparelhos leves. Eles permitirão que ele execute todas as manipulações sem o menor desconforto.
Preste atenção à fonte de alimentação. As canetas podem ser operadas com energia CA, via USB, alguns dispositivos têm sua própria bateria. A primeira opção permite que você trabalhe continuamente, mas limita o espaço de trabalho ao tamanho do cabo.
As soluções sem fio são mais autônomas e podem ser usadas em qualquer lugar. Mas, como regra, não mais do que 2 horas. Após este período, eles precisarão carregar a bateria.
Os modelos mais modernos possuem um display que permite monitorar a velocidade de alimentação dos filamentos plásticos e o nível de temperatura de operação. Os visores podem ser de dois tipos - OLED e LCD. A diferença é que o OLED é um pouco mais brilhante.
Um critério importante é a taxa de alimentação dos consumíveis. Quanto mais o design prevê velocidades, mais variável será o detalhamento do artesanato. O modo de velocidade varia de 1 a 9, cada modelo fornece seu próprio número de velocidades dentro desses limites.
Os bicos da caneta 3D podem ser de metal ou cerâmica. Os primeiros são mais duráveis, mas ficam muito quentes e são perigosos em caso de contato.
Ao escolher uma caneta aditiva, você precisa se concentrar no tipo de consumível adequado para imprimir o dispositivo de sua preferência. Mais cedo ou mais tarde, o estoque de plástico do kit acabará e você terá que adquirir um novo. Se você comprar plástico ou cartuchos que não são adequados para um determinado dispositivo, o gadget irá quebrar.
O custo das canetas aditivas varia de 1 a 15 mil rublos. Ao mesmo tempo, uma caneta barata não significa que seja de má qualidade. Simplesmente por uma série de suas capacidades operacionais, será inferior a dispositivos mais caros, mas ao mesmo tempo dará conta da criação dos objetos mais simples. Canetas quentes são mais baratas e os consumíveis para elas também são acessíveis.Os frios são mais caros, mas são seguros e possuem funcionalidade avançada devido à abundância de materiais de trabalho aceitáveis.
Lembre-se: ao comprar canetas 3D, como qualquer outro gadget popular, você pode encontrar um produto falsificado. Na maioria das vezes, os produtos da marca MyRiwell são falsificados. Portanto, as compras devem ser feitas apenas em lojas confiáveis ou por meio de sites de fornecedores oficiais.
Como usar corretamente?
Qualquer caneta 3D fornece controles de trabalho no corpo. Portanto, antes de iniciar a impressão, é necessário ler o manual do usuário. O botão principal é o botão de alimentação de linha de plástico, na maioria dos modelos é marcado com uma seta para baixo. Botões separados são fornecidos para controle de temperatura - isso é importante, uma vez que cada tipo de consumível tem seu próprio modo de fusão.
Se este parâmetro for alterado, os dados serão necessariamente refletidos no monitor.
O dispositivo em si não é muito difícil de usar. Os orifícios do filamento geralmente estão localizados na parte traseira do instrumento. Depois de inseridos, resta apenas ajustar a temperatura desejada, aguardar o tempo de aquecimento e acionar o botão "Avançar".
O que pode ser feito?
As áreas de uso das canetas 3D são multifacetadas e quase ilimitadas. Algumas pessoas percebem este gadget apenas como um objeto de entretenimento. No entanto, não é. Com a ajuda de uma caneta, você pode criar formas, padrões e outros itens de decoração originais. A Torre Eiffel, tapete, óculos, pinturas, planetas - esta é apenas uma pequena parte de tudo o que tal caneta é capaz.
O gadget vai servir bem na vida cotidiana. É possível que um dia ele o ajude a consertar lascas em plástico ou consertar rachaduras. Uma caneta 3D pode ajudá-lo a fortalecer os nós soltos ou até mesmo criar um protótipo para P&D.
Com uma caneta que desenha com fios de plástico, quase nada é impossível. Ele permite que você simplifique o processo de prototipagem muitas vezes. Além disso, tendo esse gadget à sua disposição, você sempre pode criar presentes exclusivos para sua família e amigos com suas próprias mãos.